Sinop, 06/09/2025 01:16

  • Home
  • Cinema
  • 20 filmes para ficarmos de olho no Festival do Rio 2025

20 filmes para ficarmos de olho no Festival do Rio 2025

Como todo amante da sétima arte sabe, outubro é mês de Festival do Rio! Em 2025, na 27ª edição desse evento – que ao longo dos ano foi se consolidou como uma importante vitrine das produções de nosso país – mais de 120 filmes brasileiros serão exibidos entre os dias 02 a 12 de outubro, em diversos espaços na capital carioca. Para você que curte uma lista, ou já está em busca sobre o que assistir no festival, selecionamos abaixo 20 produções para você ficar de olho durante o evento:

 

Cyclone, de Flavia Castro

São Paulo, 1919. Desafiando todas as regras, uma jovem operária e dramaturga conquista uma cobiçada bolsa para estudar teatro em Paris, mas logo descobre que o maior obstáculo para realizar seu sonho é ter nascido em um mundo onde as mulheres sequer são donas do próprio corpo. (Sinopse Oficial)

 

Ato Noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher

Um ator ambicioso e um político em ascensão vivem um caso em sigilo e, juntos, descobrem ter fetiche por sexo em lugares públicos. À medida que se aproximam da fama, mais intenso se torna o desejo de se colocarem em risco. (Sinopse Oficial)

 

Dolores, de Marcelo Gomes e Maria Clara Escobar

Às vésperas de completar 65 anos, Dolores tem uma premonição: sua vida irá mudar. Ela será dona de um cassino de sucesso. Mas seu passado de vício no jogo pode atrapalhar. Deborah, sua única filha, espera a saída do namorado da prisão para começar uma nova vida, enquanto Duda, neta de Dolores, recebe uma oferta para trabalhar nos Estados Unidos. As três mulheres tentam transformar seus sonhos de uma vida melhor em realidade, apostando no tudo ou nada. (Sinopse Oficial)

 

Quase Deserto, de José Eduardo Belmonte

 

Em uma Detroit pós-pandêmica, dois imigrantes latinos indocumentados se veem envolvidos em um assassinato e, sem querer, resgatam a única testemunha: uma mulher com uma síndrome rara que lhe dá olhos infantis, dificuldades de socialização e uma percepção além do comum – ela enxerga o que ninguém mais vê. Agora, essa tríade improvável protagoniza sua própria aventura, onde redenção, traição e ironia se entrelaçam em meio aos escombros de uma cidade que esconde segredos sujos sob o disfarce de reconstrução. (Sinopse Oficial)

 

Virtuosas, de Cíntia Domit Bittar

Um retiro VIP para mulheres em busca de sua melhor versão se transforma em uma jornada absurda e perigosa. (Sinopse Oficial)

 

#SalveRosa, de Susanna Lira

 

Rosa, 13 anos, é uma celebridade da internet no auge da carreira. A angústia se instala quando ela descobre que é manipulada e vive uma vida de mentiras. O contraste entre a imagem perfeita nas redes sociais e a realidade opressiva cria um drama visceral sobre exposição precoce e relações tóxicas. (Sinopse Oficial)

 

Honestino, de Aurélio Michiles

O documentário retrata a trajetória de Honestino Guimarães, líder estudantil da UnB assassinado pela ditadura aos 26 anos. A partir de arquivos e escritos inéditos, o filme reflete sobre sua luta, legado e o Brasil que ele sonhou transformar. (Sinopse Oficial)

 

Massa Funkeira, de Ana Rieper

 

Documentário sobre sexo a partir do universo do funk, gênero musical de maior potência e popularidade no país. Sem moralismos, o filme revela como, através do corpo, da dança, das letras e vivências de seus artistas, o funk expressa resistência, desejo, prazer e afirmação pessoal. Combinando registros de bailes, corpos em movimento, grandes personagens desse universo, cenas cotidianas e um batidão que quando toca ninguém fica parado, o filme celebra o funk como força vital e cultural da periferia brasileira. (Sinopse Oficial)

 

Eu Não Te Ouço, de Caco Ciocler

Um encontro improvável entre dois brasileiros transforma-se num road movie inusitado, um dispositivo radical de espelhamento onde sobrevivem apenas fragmentos de discursos. Trafegando pelo humor, a tensão e momentos poéticos, o filme faz um retrato de uma sociedade dilacerada pela impossibilidade de escuta e equilíbrio entre narrativas truncadas e ideologias cooptadas. (Sinopse Oficial)

 

Nada a Fazer, de Leandra Leal

Documentário que acompanha a transformação na relação entre mãe e filha das atrizes brasileiras Angela e Leandra Leal, quando confinadas durante a pandemia de COVID-19. Com o teatro da família em crise e temendo o futuro, decidem ler e estudar a peça Esperando Godot, início de uma jornada de amor e arte onde o Teatro é espaço de transformação. Captado de forma íntima e artesanal, é amparado em profundo arquivo familiar, que atravessa o tempo e reverencia a memória e a maternidade. (Sinopse Oficial)

 

Anos 90: A Explosão do Pagode, de Emílio Domingos e Rafael Boucinha

Doc “Pagode 90”: Péricles e Salgadinho.

 

Documentário que revive a década de ouro do pagode, celebrando o gênero musical que marcou uma geração, dominando festas, programas de tv e rádios por todo o Brasil. Com imagens de arquivo e depoimentos de artistas e personalidades dos bastidores, o filme explora as raízes desse fenômeno, seu meteórico sucesso e o legado que ainda ecoa na música atual. Em um musical nostálgico, formado por grandes nomes do gênero, sucessos atemporais ganham novas interpretações, homenageando o impacto do pagode na cultura brasileira. (Sinopse Oficial)

 

(Des)controle, de Rosane Svartman e Carol Minêm

Kátia é uma escritora bem-sucedida e mãe dedicada que vê sua vida sair do eixo quando passa por um bloqueio criativo, ao mesmo tempo que seu casamento entra em ruína. Isso tudo enquanto administra o acúmulo das demandas de seus dois filhos e de seus pais. Sobrecarregada e em busca de um alívio, ela passa de uma simples taça de vinho ao descontrole total, reativando seu alcoolismo. (Des)controle é um drama envolvente, com pitadas de humor, que busca discutir o alcoolismo e mostrar a vida como ela é. (Sinopse Oficial)

 

As Vitrines, de Flavia Castro

Chile, 1973. Logo após o golpe militar de Pinochet, centenas de militantes de esquerda latino americanos se refugiam na embaixada da Argentina, à espera de um visto para poder sair do país. Para Pedro (12) e Ana (11), filhos de militantes, esse confinamento forçado se torna um parêntesis no tempo. Juntos, experimentam uma rara liberdade ao mesmo tempo em que tentam lidar com as rupturas que o golpe provocou em suas vidas. (Sinopse Oficial)

 

O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho

Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. (Sinopse Oficial)

 

Para Vigo Me Voy, de Lírio Ferreira e Karen Harley

Documentário que mergulha na obra de Carlos Diegues, cineasta que retratou a história e o espírito do Brasil desde 1961. O longa navega entre os filmes dele e sua trajetória pessoal. Trechos das obras são intercalados com entrevistas do diretor. Acompanhamos a evolução de seu cinema e de seu discurso, costurando esse diálogo com imagens inéditas da última filmagem de Diegues em Deus Ainda é Brasileiro, uma sessão de Bye Bye Brasil no Vidigal em que esteve presente e um grande encontro com artistas que foram companheiros de jornada. (Sinopse Oficial)

 

Querido Mundo, de Miguel Falabella e Hsu Chien

Filme sobre amor, esperança e possibilidades. A queda de uma ponte numa noite de tempestade une os mundos de Elsa e Oswaldo, que acabam por se encontrar no Rio de Janeiro às vésperas do Ano Novo, nos escombros de um prédio abandonado por seus construtores. (Sinopse Oficial)

 

Fernanda Abreu – Da Lata 30 anos, o documentário, de Paulo Severo

O documentário parte do vasto material inédito captado em vídeo no ano de 1995 durante as gravações do álbum Da Lata, da cantora Fernanda Abreu. Registros feitos nos estúdios no Rio de Janeiro, e mixagem no Soul II Soul Studio / Londres, nas filmagens de videoclipes, na sessão de fotos com Walter Carvalho para a capa e em trechos do show Da Lata. Conta também com depoimentos atuais dos colaboradores envolvidos no universo “da lata” na época. Uma celebração musical e visual contextualizada na expressão social e cultural da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil de 1995. (Sinopse Oficial)

 

Milton Gonçalves, Além do Espetáculo, de Luiz Antonio Pilar

 

Documentário sobre a vida e obra de um dos mais prolíficos artistas do país, Milton Gonçalves, ator e diretor com mais de 80 trabalhos na televisão, 70 obras no cinema e 30 produções no teatro. De clássicos como Macunaíma e O Beijo da Mulher Aranha a algumas das principais dramaturgias da televisão brasileira, como O Bem-Amado e Roque Santeiro, Milton rompeu barreiras impostas aos artistas negros e participou da história da televisão brasileira, da fundação do teatro contemporâneo e do cinema nacional, tornando-se uma das maiores referências de nossa arte. (Sinopse Oficial)

 

Sexa, de Gloria Pires

Bárbara, 60 anos, está indignada com as injustiças do envelhecimento feminino. Depois de seu último romance, resolve abrir mão do amor para ter uma boa relação com o filho, que a vê como uma idosa recatada e do lar. Mas Bárbara é mais do que uma sexagenária, ela é SEXA! Já diria a amiga Cristina, com quem cultua o botox e amaldiçoa a falta de colágeno entre boas doses de sarcasmo e vinho. Aí ela conhece Davi, 35 anos, e eles se apaixonam. Agora Bárbara precisa decidir entre ser o que a sociedade conservadora espera de uma mulher madura ou viver essa paixão arrebatadora. (Sinopse Oficial)

 

Perto do Sol é Mais Claro, de Regis Faria

Comovente retrato de Regi, engenheiro carioca de 85 anos, no momento em que lida com a perda recente de sua esposa. A narrativa nos guia por sua rotina solitária, mostrando o apoio dos filhos e sua determinação em seguir em frente ao escrever um livro e se apaixonar por uma talentosa atriz. O filme celebra a vida, a resiliência e o poder do amor em meio às complexidades do processo de envelhecimento. (Sinopse Oficial)

 

O Festival do Rio 2025 terá uma ampla cobertura no Cinepop. Acompanhem tudo de 02 a 12 de outubro, em nossas redes sociais e aqui no site.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Próximo capítulo da novela, sábado, 6 de setembro

No Capítulo 112, de Dona de Mim, os personagens enfrentam grandes emoções, decisões e revelações…

Trump assina ordem executiva oferecendo isenções tarifárias a parceiros comerciais | Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva oferecendo isenções tarifárias já…