Sinop, 26/01/2026 11:37

86 municípios afetados; novas cheias em Porto Alegre não são descartadas

Cidades do Rio Grande do Sul, como a região de Rio Pardo, receberam mais de 250 mm de chuva em apenas 48 horas. Por enquanto, o saldo da tragédia é de quase três mil pessoas desalojadas, duas mortes e danos em 86 municípios, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil do estado.

Até o momento, uma pessoa segue desaparecida. Em seis municípios gaúchos (Santa Maria, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul, Arvorezinha, Jaguari e Santa Cruz do Sul) as pessoas foram obrigadas a abandonar suas residências.

Chuvas causaram enchentes, deslizamentos, bloqueios de rodovias e evacuações emergenciais. A Defesa Civil avalia possibilidade de decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública em alguns municípios gaúchos.

Na cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, devastada com as enchentes de 2024, os moradores voltam a conviver com o temor das cheias. Por lá, mais de 100 mil moradores estão sendo afetados por alagamentos, bloqueios no transporte público e vias intransitáveis. Mais de 400 pessoas precisaram deixar as suas casas.

A prefeitura do município decretou situação de emergência na noite desta quarta-feira (18).

Porto Alegre embaixo d’água?

As autoridades não descataram uma nova cheia em Porto Alegre, a exemplo da tragédia do ano passado. A expectativa é que o nível do Rio Guaíba subirá rapidamente até o fim de semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de perigo de fortes chuvas em áreas de todo o estado.

Previsão nos próximos dias

De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, o estado ainda deve conviver com volumes de chuva superiores a 100 mm nos próximos dias.

Associado a isso, na próxima segunda e terça-feira (23 e 24), a temperatura despenca na Região Sul. Em áreas de baixada, os termômetros podem zerar, ou seja, há expectativa de geada no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

'Justiça artificial' destrona 'Avatar: Fogo e cinzas' nos Estados Unidos

Taiani Mendes 26 jan 26 Com US$ 11,1 milhões arrecadados no fim de semana, Justiça…

Acidente envolvendo três veículos deixa seis feridos na MT-242, entre Sorriso e Novo Ubiratã

Foto Só Notícias Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste domingo, na…

Preview: Resident Evil Requiem é o jogo que une todas as tribos

Na semana passada, a Capcom convidou o Voxel para jogar cerca de três horas de…