As apresentações da Disney e da Gullane+ na Expocine na quarta-feira, dia 1°, foram marcadas pela variedade.
Abrindo o dia, a Gullane+, braço de distribuição da Gullane, participou pela primeira vez do evento. “Nosso propósito é claro: levar boas histórias do Brasil cada vez mais longe”, disse Debora Ivanov, diretora da Gullane+. Fred Avellar, responsável pelo marketing, que fez um agradecimento especial aos exibidores independentes, e Humberto Neiva, que está na programação, apresentaram os próximos lançamentos da companhia, começando por A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. O documentário inspirado pelo livro do xamã e líder yanomami Davi Kopenawa fez sua estreia mundial na Quinzena de Cineastas, em Cannes, no ano passado, e chega às salas brasileiras em novembro, em meio à COP, em Belém.
Larissa Trentini / Divulgação
Debora Ivanov, da Gullane+
O slate da Gullane+ inclui duas comédias: Família de Sorte, de Viviane Ferreira, e Cruz para Quem Merece, primeiro longa de ficção do Piauí, sobre um ator confundido com Jesus Cristo.
A empresa vai distribuir os documentários Para Vigo Me Voy!, homenagem a Carlos Diegues dirigida por Lirio Ferreira e Karen Harley que estreou no Cannes Classics deste ano, Elza, de Eryk Rocha, sobre a cantora Elza Soares, O Espelho de Tarsila, de Paschoal Samora, sobre Tarsila do Amaral, e O Projeto, de Sabrina Fidalgo e Yvan Rodic, sobre o impacto do colonialismo e sua disseminação da supremacia branca. E também relança em 4K de Um Céu de Estrelas, drama de Tata Amaral.
Disney
No início da apresentação, Renato Sica, head de marketing da Disney, ressaltou os 32% de market share da empresa, com quatro filmes ocupando o Top 10 do ano. O line-up do estúdio está bem recheado até o final do ano que vem, com novas animações da Disney e Pixar, filmes da Marvel, Star Wars e Avatar, além de várias produções brasileiras.
O primeiro é Tron: Ares, estrelado por Jared Leto, que estreia dia 9 e é uma continuação da franquia iniciada em 1982. O destaque é a trilha do Nine Inch Nails.
Da Disney Animation vem Zootopia 2, que retoma a história de onde o primeiro filme parou, com Judy e Nick agora parceiros no policiamento da cidade. A Pixar tem dois filmes. Cara de Um, Focinho de Outro, de Daniel Chong, fala de uma jovem apaixonada pela natureza que tem seu cérebro transferido para um castor robô, a fim de poder se comunicar com os outros animais. O estúdio também exibiu um clipe de Toy Story 5 centrado em Buzz Lightyear, que deixa claro o longo caminho percorrido pela tecnologia desde o lançamento do primeiro filme, 30 anos atrás.
Entre as grandes produções, a Disney destacou Predador: Terras Selvagens, com Elle Fanning no papel de uma androide ajudando um jovem predador, estreia do dia 6 de novembro, e Avatar: Fogo e Cinzas, de James Cameron, que explora novos elementos com o impacto visual de sempre, com lançamento em 18 de dezembro.
A equipe destacou ainda o barulho que as filmagens de O Diabo Veste Prada 2 tem feito nas redes sociais, além de dois cotados para o Oscar: Is This Thing On?, da Searchlight, com título provisório Isso Ainda Está de Pé?, de Bradley Cooper, e Springsteen: Salve-me do Desconhecido, de 20th Century Studios, dirigido por Scott Cooper, com o astro da série O Urso Jeremy Allen White no papel do cantor e compositor Bruce Springsteen. A 20th Century também tem Send Help, um thriller de Sam Raimi com Rachel McAdams e Dylan O’Brien.
Larissa Trentini / Divulgação

‘Mauricio de Sousa – O filme’
A Disney também está investindo no cinema nacional, sob o selo Star Originals Productions, com a aventura 100 Dias, de Carlos Saldanha, com Filipe Bragança no papel do navegador Amyr Klink, Se Eu Fosse Você 3, com Gloria Pires, Tony Ramos, Rafael Infante e Cleo Pires, Rio de Sangue, com Giovanna Antonelli e Alice Wegman, como mãe e filha em um policial na Amazônia, a aventura infantil O Diário de Pilar na Amazônia, e a cinebiografia Mauricio de Sousa – O Filme, que estreia em 23 de outubro como homenagem aos 90 anos do criador da Turma da Mônica.