Empresários e empreendedores de Sorriso terão mais agilidade para abrir empresas com a chegada do Balcão Único, sistema que centraliza todos os processos em um único ambiente virtual.
Sorriso vai aderir oficialmente ao programa Balcão Único, lançado pelo Governo Federal em 2021. A cerimônia de celebração da parceria com a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) será realizada no dia 8 de outubro, às 8h, no Auditório Farroupilha, do Centro de Eventos Ari José Riedi.
O Balcão Único integra os sistemas de diferentes esferas de governo, reunindo em um único formulário eletrônico todos os dados necessários para a abertura e funcionamento de uma empresa. Pelo ambiente virtual, será possível realizar desde o registro da empresa e emissão do CNPJ até o desbloqueio no cadastro de contribuintes, obtenção de licenças e cadastro de empregados via e-Social.
Segundo o secretário de Fazenda de Sorriso, Tedy Wendel Puva, a proposta vai modernizar o processo de abertura de empresas.
“Nosso intuito é facilitar a vida dos empresários, simplificar processos e agilizar atendimentos”, destacou.
O responsável pelo Departamento de Fiscalização da Semfaz, Marcos Aurelio Santos Silva, informou ainda que tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei do Executivo para isentar a cobrança da taxa de Alvará de Localização e Funcionamento para empresas abertas pelo Balcão Único.
“O foco é realmente desburocratizar ao máximo os processos, tornando mais simples o trâmite de abrir uma empresa e gerenciá-la. O apoio do Legislativo é fundamental neste processo”, ressaltou Marcos, convidando empresários, contadores e representantes de instituições classistas, como Aces e CDL, a participarem da cerimônia de lançamento.