O Dia Nacional do Empreendedor, é celebrado neste domingo, 5 de outubro, data em que entrou em vigor a lei n. 9.841/1999 que regulamenta o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte no país. Além disso, reconhece a força de quem transforma ideias em negócios e gera impacto econômico e social.
Sendo assim, simboliza o esforço coletivo de homens e mulheres que, todos os dias, assumem riscos para criar oportunidades, gerar empregos e levar desenvolvimento a diferentes regiões. Para Elizani da Silva, produtora rural de Sorriso (MT), empreender exige determinação e fé.
“Ser empreendedora e produtora rural é enfrentar desafios diários com fé e resiliência. O Dia Nacional do Empreendedor reforça a importância de valorizar quem gera oportunidades mesmo começando pequeno”, afirma.

Foto: Arquivo pessoal.
Essa celebração reforça a necessidade de apoiar quem faz a diferença no comércio, nos serviços, no campo e nas cidades. De acordo com o Sebrae, a data também é uma oportunidade de valorizar os que escolheram trilhar o caminho do próprio negócio.
“O produtor rural é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Temos de reconhecer a importância desse trabalho essencial, realizado por milhares de homens e mulheres que, com dedicação e resiliência, produzem e garantem alimentos de qualidade”, destaca Priscilla Lins, gerente de agronegócios e artesanato do Sebrae/MG.
O empreendedorismo rural vai além da agricultura tradicional. “É crescente o número de empreendedores que atuam em atividades ligadas ao turismo rural e de experiência, à agroindústria e à produção sustentável. Diante deste cenário, buscamos formas de valorizar o produto trabalhado”, explica Rogério Fernandes, gerente do Sebrae/MG na regional Jequitinhonha e Mucuri.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Desafios e conquistas do empreendedor
A vida de quem empreende no campo é marcada por obstáculos, mas também por conquistas. Isaias Rondinelli Rosa Pasqualini, produtor de mel e morangos da região de São Roque (SP), compartilha sua experiência:


Foto: Arquivo pessoal.
“Empreender no campo é algo sensacional, porque trabalhamos com aquilo que gostamos, junto da família. Mas, apesar disso, enfrentamos muitas barreiras burocráticas e, principalmente, a falta de mão de obra. A saída tem sido investir em mecanização e automação, embora os custos estejam cada vez mais altos. Mesmo assim, sigo acreditando que empreender é transformar o campo e gerar futuro.”
No Distrito Federal, a empreendedora rural Leandra Alvarenga reforça a importância de dar visibilidade ao pequeno produtor. “O empreendedor rural vai muito além do plantar. É uma transformação que exige aprender constantemente e ter coragem de assumir riscos, mas que traz crescimento pessoal e fortalece o campo.”


Foto: Arquivo pessoal
Assim, o ‘Dia Nacional do Empreendedor’ não apenas homenageia, mas também inspira novas gerações, busca soluções e fortalece quem faz a diferença no país. A equipe do Porteira Aberta Empreender parabeniza todos os empreendedores que trabalham para transformar sonhos em realidade.
Porteira Aberta Empreender
Quer saber mais? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.

