Sinop, 24/01/2026 10:55

Liquidez do algodão diminui no mercado spot

Foto: Abapa

Com a proximidade do final do ano, agentes vêm se afastando gradativamente das negociações envolvendo o algodão em pluma no mercado spot, voltando as atenções aos carregamentos. Isso é o que apontam os levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Ainda assim, levantamento do instituto mostra que as cotações encontram suporte na postura firme de vendedores ativos e na presença de compradores com necessidade imediata de aquisição.

Segundo pesquisadores, enquanto parte da demanda sinaliza aguardar a retomada das atividades no próximo ano, outros compradores seguem adquirindo o produto para recebimento no início de 2026, tanto a preços fixos quanto atrelados ao Indicador Cepea/Esalq ou à Bolsa de Nova York (ICE Futures).

No campo, produtores acompanham atentamente as condições climáticas e o desenvolvimento das lavouras, incluindo a fase final da soja, que antecede o cultivo do algodão de segunda safra.

Assim, segundo dados divulgados neste mês pela Conab, a produção brasileira de algodão pode somar 3,96 milhões de toneladas na temporada 2025/26, sendo 2,9% abaixo da anterior. Esse resultado se deve ao limitado crescimento de 0,7% na área cultivada frente à safra 2024/25.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

O post Liquidez do algodão diminui no mercado spot apareceu primeiro em Canal Rural.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Nova ordem global pregada por Carney é algo ainda muito distante

Matéria exclusiva para assinantes. Para ter acesso… Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia…

Prefeitura de Cuiabá paga aposentados e pensionistas neste sábado

A Prefeitura de Cuiabá publica nesta sexta feira (23), a 2ª convocação dos candidatos aprovados…

Sinop recebe evento de artes marciais com mais de 20 combates nesta noite

Sinop será palco, nesta noite, de um grande evento de artes marciais mistas. A partir…