A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), entidade que representa a indústria nacional do setor, notificou formalmente a Froneri, joint venture que produz as marcas da Nestlé no Brasil, e a Kibon, que pertence à The Magnum Ice Cream Company (ex-Unilever) por possíveis práticas anticoncorrenciais no mercado.
Em nota, a Abrasorvetre diz que recebeu queixas formais de sindicatos e associações estaduais de Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo relatando precificações muito inferiores à média do mercado pelas duas gigante do setor, especialmente nas grandes cadeias de supermercados e no pequeno varejo.
Segundo a nota, há relatos de potes de sorvete de 1,5 litro sendo vendidos a menos de R$ 9, o que representa um preço três vezes menor do que o mercado pratica.
As denúncias regionais também citaram tentativas das duas empresas de firmarem contratos de exclusividade em pontos de venda, “bloqueando o acesso de competidores menores às gôndolas”.
Em resposta, a entidade afirma que enviou documentos às duas gigantes do setor em 3 de dezembro de 2025, cobrando explicações sobre políticas de preços consideradas irreais e contratos de exclusividade em pontos de venda, mas que ainda não obteve resposta.
Procurada, a The Magnum Ice Cream Company, detentora das marcas Kibon e Magnum no Brasil, afirma que não tem conhecimento de qualquer notificação formal recebida sobre o tema mencionado. “A companhia reitera seu compromisso com a livre concorrência, atuando em estrita conformidade com a legislação vigente e com seu código de conduta, que orienta a competição de forma ética, transparente e leal, em benefício dos consumidores e de um ambiente concorrencial saudável”, disse a empresa, em nota.
A Froneri não retornou até a publicação da matéria.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia