Sinop, 24/01/2026 01:16

Diretor brasileiro ganha Critics Choice Award de Melhor Fotografia

O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso venceu o Critics Choice Award de Melhor Fotografia pelo trabalho no filme Sonhos de Trem, produção da Netflix. A conquista amplia a presença do Brasil na premiação, que também consagrou O Agente Secreto como Melhor Filme Internacional.

Na disputa, Veloso concorreu com Claudio Miranda (F1), Dan Laustsen (Frankenstein), Łukasz Żal (Hamnet: A Vida Antes de Hamlet), Michael Bauman (Uma Batalha Após a Outra) e Autumn Durald Arkapaw (Pecadores). A vitória destaca o trabalho do brasileiro em uma produção estadunidense de grande repercussão.

Cena de Sonhos de Trem
1 de 4

Cena de Sonhos de Trem

Divulgação/Netflix

Cena de Sonhos de Trem
2 de 4

Cena de Sonhos de Trem

Divulgação/Netflix

Cena de Sonhos de Trem
3 de 4

Cena de Sonhos de Trem

Divulgação/Netflix

Cena de Sonhos de Trem
4 de 4

Cena de Sonhos de Trem

Divulgação/Netflix

 

O trabalho em Sonhos de Trem também foi pré-selecionado na categoria de Melhor Direção de Fotografia no Oscar 2026. As indicações finais ao principal prêmio do cinema mundial serão anunciadas em 22 de janeiro. A 98ª edição da cerimônia acontece em 15 de março de 2026.

Aos 37 anos, Adolpho Veloso acumula trabalhos em diferentes formatos. Ele já assinou a fotografia de clipes de artistas como Pabllo Vittar e Gloria Groove, além de produções para a televisão, como a série Becoming Elizabeth, lançada em 2022. Ele será o responsável pela direção de fotografia de Remain, próximo filme de M. Night Shyamalan, diretor de O Sexto Sentido e A Vila.

Brasil no Critics Choice Awards

Além do prêmio conquistado por Veloso, o Brasil teve outras três indicações e encerrou a noite com uma vitória. O Agente Secreto foi a primeira produção nacional a vencer como Melhor Filme Internacional, enquanto Wagner Moura, protagonista do longa, perdeu o prêmio de Melhor Ator para Timothée Chalamet, por Marty Supreme.

Wagner Moura também concorreu a Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme para Televisão por Ladrões de Drogas, produção da Apple TV+. O troféu ficou com Owen Cooper, do elenco de Adolescência.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Crítica: Hamnet te ajuda a compreender o sentido da arte enquanto mecanismo de cooperação

A forma como a temporada de premiações acontece é curiosa. Assim como a maioria de…

Famato reforça orientações após novo foco de gripe aviária em Mato Grosso

Indea-MT A federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) emitiu um alerta aos…

Sem Paulistão 2026, Globo arma plano contra a Record e anuncia maior clássico da TV

Neste fim de semana, a Globo vai apostar em sua grande cobertura de clássicos estaduais,…