Wesley Moreno/Power Mix
Nova Mutum/MT
Nenhuma morte foi registrada no trecho da BR-163 sob concessão da Nova Rota do Oeste, entre Itiquira e Sinop, durante o feriado prolongado de Ano Novo e o primeiro fim de semana de 2026. O balanço positivo compreende o período de 31 de dezembro de 2025 (quarta-feira) a 4 de janeiro de 2026 (domingo), mesmo com o aumento significativo no fluxo de veículos de passeio motivado pelas celebrações de fim de ano.
No intervalo, a rodovia contabilizou 43 acidentes, dos quais 16 deixaram pessoas feridas. Para garantir resposta rápida às ocorrências, a concessionária executou a Operação Rota à Vista, com reforço e reposicionamento estratégico das equipes operacionais ao longo do trecho concedido.
Além dos atendimentos relacionados a acidentes, a Nova Rota do Oeste prestou auxílio a 607 motoristas com problemas mecânicos ou operacionais, uma média de um atendimento a cada 12 minutos. As panes mecânicas lideraram os acionamentos, representando 64,91% do total. Em seguida aparecem problemas com pneus (12%), pane seca por falta de combustível (9,23%), superaquecimento do motor (7%) e falhas elétricas (6%).
O dia com maior demanda por atendimento foi a véspera de Ano Novo, em 31 de dezembro, quando foram registradas 142 solicitações de usuários.
Para o diretor de Operações da Nova Rota do Oeste, Wilson Ferreira, boa parte das ocorrências poderia ser evitada com medidas simples de prevenção por parte dos condutores. “A manutenção preventiva antes de pegar a estrada reduz riscos e evita paradas desnecessárias que comprometem a segurança. Chama atenção o número de casos de pane seca, quase 10% dos atendimentos, uma situação totalmente evitável com planejamento e atenção ao nível de combustível”, destacou.
Do total de veículos atendidos, 42% receberam suporte ainda na pista e conseguiram seguir viagem após reparos paliativos. Os demais foram removidos para pontos de apoio, como postos de combustível e borracharias.
Durante o período, a concessionária também realizou 51 atendimentos a usuários que relataram mal-estar físico durante a viagem, utilizando as equipes de resgate e estruturas de apoio disponíveis ao longo da rodovia. Outro dado relevante foi a retirada de 170 objetos da pista, ação considerada essencial para a prevenção de acidentes e a manutenção da segurança viária.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA… – CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK – INSTAGRAM
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia
