O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas que permanece em vigor em boa parte de Mato Grosso ao longo desta semana, com previsão de instabilidade até quarta-feira (7). O aviso meteorológico abrange diversas regiões do estado.
Conforme o Inmet, a combinação de tempo instável deve trazer pancadas de chuva fortes, especialmente em áreas do Noroeste e Norte do estado, com volume de precipitação que pode alcançar entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia em alguns municípios. O risco inclui também ventos fortes, queda de galhos de árvores e alagamentos urbanos e rurais.
No interior do estado, a previsão indica dias com muitas nuvens, chuva isolada e variação de temperatura ao longo da semana. Em cidades como Cuiabá, Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde, o alerta segue ativo, e o clima deve permanecer instável com possibilidade de trovoadas e pancadas de chuva.
Sorriso tem 21° C de mínima e 28° C de máxima. A previsão é de pancadas de chuvas com trovoadas isoladas para a segunda-feira, que vai se repetir ao longo da semana.
Para Sinop e Lucas do Rio Verde, a previsão é a mesma. Só na sexta-feira (9) que a temperatura registra máxima de 30° C em Sinop.
Na sexta, a tendência é cair para 35° C. Em Mirassol, a expectativa da previsão é de calor até 35° C nesta segunda. Que sobe para 36° C na terça e cai durante o resto da semana, atingindo 31° C na sexta-feira. As chuvas são isoladas.
Moradores de áreas vulneráveis como regiões baixas, córregos e zonas urbanas com drenagem precária — devem manter atenção redobrada e acompanhar atualizações do Inmet e da Defesa Civil.
O que significa o alerta laranja: é classificado como “perigo”, indicando que as condições do tempo podem causar impactos significativos, como alagamentos, interrupções no fornecimento de energia, estragos em estruturas e risco à integridade física em caso de eventos extremos.
Recomenda-se que a população evite áreas sujeitas a alagamentos, mantenha distância de árvores e estruturas frágeis durante ventos fortes e siga orientações das autoridades locais enquanto perdurar o período de instabilidade.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia