Sinop, 25/01/2026 10:31

  • Home
  • Super Fato MT
  • Demanda por zootecnistas cresce mais que a oferta e a falta de profissionais preocupa o setor agropecuário

Demanda por zootecnistas cresce mais que a oferta e a falta de profissionais preocupa o setor agropecuário

A escassez de mão de obra no agronegócio tornou-se um dos principais desafios para sustentar o crescimento do setor. Entre as áreas afetadas está a Zootecnia, ciência que reúne conhecimentos em produção animal, reprodução, gestão, nutrição, manejo, genética e bem-estar. Com a constante evolução tecnológica no campo e o aumento das exigências produtivas, a demanda por Zootecnistas cresce a um ritmo maior do que a oferta.

A informação é da coordenação do curso de Zootecnia da Udesc, e vem embasada na procura das empresas. Segundo o professor Pedro Del Bianco Benedeti, coordenador do curso, a presença de empresas é constante na UDESC, pedindo por profissionais e oferecendo, em sua maioria, com boa rentabilidade, segurança financeira e benefícios: “Quinzenalmente vem alguém aqui me pedir profissionais, no último mês porém, todas as semanas tive visitas de empresários solicitando profissionais para atuar no setor”, destaca o professor Pedro.

– FIQUE ATUALIZADO: Siga nossas redes sociais e receba informações em tempo real (WhatsAppTelegram e Instagram)

Segundo o professor, a escassez é sentida em cooperativas, agroindústrias, granjas, fazendas de pecuária, empresas que prestam assistência técnica e laboratórios de nutrição animal. Muitos cargos permanecem abertos por longos períodos até que um profissional seja contratado. Em algumas regiões, empresas disputam os recém-formados, ou alunos no último ano da graduação.

O professor explica que a profissão é relativamente recente, por isso muitas pessoas não conhecem exatamente o que faz um zootecnista. Apesar de essencial para o avanço produtivo, a profissão ainda sofre com o desconhecimento do público geral. O Zootecnista é responsável por: nutrição e alimentação animal, manejo e bem-estar, melhoramento genético, produção animal, gestão de sistemas da propriedade, tecnologia, automação e inovação. Todos os conteúdos são trabalhados de forma teórica durante o curso de Zootecnia e na prática na Fazenda Experimental do Centro de Educação Superior do Oeste – FECEO, que fica em Guatambu.

Outra informação importante é que para o próximo semestre as disciplinas que eram realizadas em período integral, agora serão concentradas no período matutino para facilitar a logística dos alunos.

Inscrições abertas: como participar
Para quem quiser ingressar neste universo as inscrições estão abertas até o dia 12 de janeiro de 2026. O acesso é simplificado e pode ser feito por meio do histórico escolar. São apenas 40 vagas disponíveis e deve ser acessadas pelo link: https://concursos.acafe.org.br/udesc_seletivo_2026_1/

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Parceria entre Tracan e New Irrigação dá origem à TracNew e reforça irrigação no campo

Foto: TracNew/divulgação A Tracan, especializada em máquinas agrícolas e com atuação no setor sucroenergético, e…

Botafogo vence Bangu e retoma a liderança do Grupo B no Campeonato Carioca

O Palmeiras demonstrou força e se recuperou da recente derrota ao superar o rival São…

iPhone Air aparece com slot para chip na China

Entrada para chip físico foi colocada no iPhone Air (imagem: reprodução) Resumo Um iPhone Air…