Frente fria, temporais, calorão e chuva de 100 mm atingem o Brasil entre esta segunda-feira (12) e a próxima sexta (16). Confira a previsão do tempo do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
Sul
O tempo segue instável no Sul devido à atuação de um cavado meteorológico em níveis
médios e altos da atmosfera, além da presença de calor e umidade. A chuva ocorre de
forma fraca nas primeiras horas de segunda-feira (12) no interior do Paraná, no sul e sudeste do Rio Grande do Sul, mas ganha intensidade ao longo do dia no território paranaense e no litoral de Santa Catarina. Nos próximos dias, a tendência é de tempo quente e abafado nos três estados com a temperatura máxima ultrapassando os 34ºC. O volume de chuva em cinco dias fica concentrado no leste de Santa Catarina e leste do Paraná com 100 mm, o que pode trazer alagamentos para áreas urbanas, incluindo as capitais Curitiba e Florianópolis. Nas demais regiões, pancadas de chuvas típicas de verão devem acumular cerca de 30 mm.
Sudeste
A manhã de segunda começa com tempo firme na maior parte da região, com chuva fraca e isolada no noroeste de Minas Gerais. Ao longo do dia, as instabilidades ganham força, especialmente em São Paulo, onde há risco de temporais no oeste e sul do estado devido à
aproximação de uma frente fria que atua no Paraná. As precipitações aumentam à noite na metade norte mineira. A frente fria avança sobre a região, levando chuva de até 70 mm para o território paulista, sul mineiro, incluindo o Triângulo, e sul do Rio de Janeiro. Semana mais quente e seca no restante das áreas do Sudeste, com máximas de até 34°C e chuvas passageiras que devem acumular cerca de 15 mm ao longo da semana.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Centro-Oeste
A madrugada entre este domingo e segunda segue com pancadas isoladas de chuva no norte, sudoeste e interior de Mato Grosso do Sul e de Goiás, além do norte, sul, interior e leste de Mato Grosso. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as instabilidades se espalham e a chuva ganha força, com risco de temporais. Ao mesmo tempo, as temperaturas permanecem elevadas em grande parte da região. A chuva dos próximos dias deve se
concentrar em área da tríplice divisa dos três estados, contemplando, também, boa parte do
noroeste de Mato Grosso, com até 80 mm. Nas demais áreas de MS e MT, chuvas típicas de verão devem somar entre 30 mm e 40 mm.
Nordeste
Há chance de pancadas de chuva desde as primeiras horas do dia no interior do Maranhão, além do litoral da Bahia. Ao longo do dia, as instabilidades ganham força em alguns pontos,
com aumento da chuva no oeste baiano e na faixa norte do Ceará e do Rio Grande do
Norte, enquanto no restante da região o tempo segue mais firme. Semana quente e seca em praticamente todas as áreas do Nordeste, com a temperatura máxima em cerca de 35ºC. Chuva mais significativa somente no Maranhão e nos extremos sudoeste e sudeste baiano, com acumulados nos próximos dias entre 20 mm e 30 mm.
Norte
A chuva ocorre com maior intensidade desde o início do dia no Amazonas, em Roraima, no Acre, oeste do Pará e no Tocantins. Ao longo desta segunda, as instabilidades se intensificam e a chuva se espalha também para Rondônia e o Amapá, com risco de temporais. Ao longo da semana, acumulado de chuva chega aos 100 mm em território acreano e na porção oeste do Amazonas. Tempo quente e seco no noroeste paraense e sudeste tocantinense com máximas de 35°C. Em Rondônia, Roraima, Amapá e demais áreas do Pará e Tocantins, chuvas típicas de verão devem levar boas chuvas, com pelo menos 40 mm no próximos cinco dias.
O post Frente fria e chuva de 100 mm atingem o país ao longo da semana apareceu primeiro em Canal Rural.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia