Sinop, 25/01/2026 23:10

Produtores de citros de SP têm até o dia 15 para enviar relatório de cancro e greening

Foto: Embrapa

De acordo com a Defesa Agropecuária de São Paulo, termina na próxima quinta-feira (15) o prazo para que os produtores de citros entreguem o Relatório Cancro/Greening. A obrigação vale para todas as propriedades do estado, independentemente da idade das plantas.

O documento deve ser enviado pelo sistema Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal) e precisa conter os resultados das vistorias trimestrais realizadas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2025 para cancro cítrico e HLB (greening).

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, os dados são fundamentais para mapear a presença das pragas e direcionar as ações de defesa fitossanitária no estado.

“As informações são essenciais para orientar as ações da Defesa Agropecuária e as políticas públicas, garantindo a sustentabilidade sanitária do agro paulista”, afirmou Veridiana Zocoler de Mendonça, gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Citros.

Entrega é obrigatória e atraso gera multa

No Estado de São Paulo, todos os citricultores são obrigados a entregar o relatório, mesmo em pomares novos. O atraso ou a não entrega pode gerar sanções, conforme o decreto estadual nº 45.211/2000.

A exigência também está alinhada à portaria Mapa nº 1.326/2025, que criou o Programa Nacional de Prevenção e Controle do HLB (PNCHLB).

Em São Paulo, o combate ao greening segue a resolução SAA 88/2021, que determina:

  • Erradicação de plantas doentes em pomares com até oito anos
  • Monitoramento e controle do psilídeo em todas as áreas, independentemente da idade

O que é o cancro cítrico

O cancro cítrico é causado pela bactéria Xanthomonas citri pv. citri. A doença atinge folhas, frutos e ramos, provocando lesões, desfolha e queda de frutos quando ocorre em alta incidência.

Desde 2017, São Paulo é reconhecido pelo Ministério da Agricultura como área sob Sistema de Mitigação de Risco (SMR), o que permite a comercialização de frutos sem sintomas no mercado interno e internacional, desde que sejam cumpridas as medidas fitossanitárias.

Greening é a maior ameaça aos pomares

O HLB (greening) é causado pela bactéria Candidatus Liberibacter e transmitido pelo psilídeo Diaphorina citri. A doença não tem cura e uma planta infectada passa a ser fonte de contaminação para o pomar.

Por isso, o controle e a eliminação de plantas doentes são considerados essenciais para manter a citricultura viável em São Paulo, maior polo produtor de laranja do mundo.

A Defesa Agropecuária reforça que o envio correto e dentro do prazo do relatório é uma das principais ferramentas para conter o avanço do greening e do cancro cítrico no estado.

O post Produtores de citros de SP têm até o dia 15 para enviar relatório de cancro e greening apareceu primeiro em Canal Rural.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Magnum, Bridgerton e mais! Os lançamentos de filmes e séries da semana (25/01)

Janeiro já está quase acabando, mas ainda tem ótimas estreias esperando para chegar nos cinemas…

Após susto com raio, Nathalia Queiroz relata episódio com bom humor

Nathalia Queiroz, que foi atingida por um raio na região do peito durante a caminhada…

Clássico entre Fluminense e Flamengo é paralisado; entenda

Em compromisso pela 4ª rodada do Campeonato Carioca, Fluminense x Flamengo se enfrentaram no Maracanã,…