Sinop, 26/01/2026 01:27

Duas regiões do país devem receber chuva de até 200 mm na semana

Foto: Agência Brasil

O informativo meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra a previsão do tempo para todo o país entre esta segunda-feira e a próxima (19). Confira:

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Sul

Há previsão de chuvas durante toda a semana, inicialmente na poção mais norte, nos estados do Paraná e de Santa Catarina. Destaca-se grandes volumes de chuva no litoral desses estados, com acumulados totalizando de 150 mm a 200 mm na semana. No Rio Grande do Sul, as primeiras pancadas devem vir somente a partir do fim de semana, com a passagem de outros sistemas que interagem com áreas de instabilidade continentais. O oeste catarinense e o território gaúcho como um todo devem apresentar um cenário mais seco, com valores mínimos de umidade relativa do ar abaixo dos 40%.

Sudeste

A previsão indica um cenário bastante chuvoso para São Paulo e sul de Minas Gerais devido a aproximação de sistemas transientes pelo Atlântico. Ao mesmo tempo, menores volumes são esperados no Rio de Janeiro, Espírito Santo e nordeste mineiro pelo posicionamento persistente da Alta Subtropical do Atlântico Sul (Asas) que deve impedir o avanço de sistemas ao leste da Região. Por isso, espera-se menores índices de umidade relativa mínima do ar, de 30%, em praticamente toda a semana nessas áreas.

Centro-Oeste

chuva inmet
Foto: Divulgação

Espera-se chuvas volumosas, principalmente no norte de Mato Grosso, oeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, podendo superar os 100 mm em sete dias. Nas demais áreas da Região, os volumes esperados ficam abaixo dos 70 mm durante a semana. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa mínima em torno de 30% a 40% no sul mato-grossense, noroeste sul-mato-grossense e norte goiano, incluindo o Distrito Federal.

Nordeste

Em praticamente todo o Nordeste a previsão é de ausência de chuvas nesta semana, exceto no sul do Maranhão e de maneira isolada no oeste da Bahia e no Piauí. Também são esperados índices de umidade relativa do ar mais baixos nas áreas do interior da Região, abaixo dos 30% principalmente no Sertão. Na faixa litorânea, a umidade deve ficar em torno dos 50% durante as tardes.

Norte

Áreas de instabilidade com maiores volumes de chuva deverão se concentrar no oeste do Amazonas devido à disponibilidade de calor, umidade e favorecimento da circulação local. No Amapá, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) explica a previsão de acumulados superiores a 150 mm nos próximos sete dias. Outra área de destaque é o sul do Pará com volumes também superiores a 150 mm previstos ao longo da semana. O Acre, por sua vez, encontra uma distribuição mais homogênea de chuvas, de volumes superiores a 80 mm.

Em áreas de Rondônia e Tocantins, os acumulados esperados ficam abaixo dos 70 mm. No sul amapaense, norte paraense e centro-norte de Roraima não deve chover na maior parte da semana. Segundo o Inmet, em linhas gerais, chove especialmente no Amazonas, sul do Pará e em boa parte do Amapá.

O post Duas regiões do país devem receber chuva de até 200 mm na semana apareceu primeiro em Canal Rural.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Hacker invade Pague Menos e desvia Pix para conta particular

Pague Menos foi fundada em Fortaleza (imagem: divulgação) Resumo Site da farmácia apresentou produtos por…

Programa Gás do Povo chega a Cuiabá nesta segunda; veja quem tem direito

Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso O Programa Gás…

Operário VG reage no Dito Souza, vira sobre o Nova Mutum e vence pelo Mato-grossense

Após sair atrás no placar, Chicote da Fronteira aproveita queda de rendimento do Azulão da…