Sinop, 26/01/2026 11:33

  • Home
  • Negócios e Finanças
  • Apuração da PF contra influenciadores contratados para atacar BC no caso do Banco Master avança, dizem fontes | Finanças

Apuração da PF contra influenciadores contratados para atacar BC no caso do Banco Master avança, dizem fontes | Finanças

A segunda fase da Operação Compliance Zero, deflagrada na manhã desta quarta-feira (14), não mirou influenciadores possivelmente contratados para atacar autoridades e instituições envolvidas na liquidação do Banco Master. Segundo apurou o Valor, no entanto, a apuração avançou bem desde a semana passada.

Na última quarta (7), conforme mostrou o Valor, a Polícia Federal (PF) decidiu investigar se influencers foram contratados para fazer publicações nas redes sociais contra o Banco Central por causa da liquidação extrajudicial do Banco Master. O objetivo também é saber quem pagou pelos posts.

Pelo menos 46 perfis teriam atuado em um bombardeio digital com ataques simultâneos ao BC. A campanha já havia sido observada durante o processo de tentativa de venda do Master ao Banco de Brasília (BRB), mas cresceu a partir do final do ano.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) chegou a divulgar uma nota afirmando que identificou um “volume atípico” de postagens relacionadas ao setor bancário. Apesar de não citar nominalmente, a entidade se refere à liquidação do Master. A Febraban disse que está analisando se as postagens identificadas “caracterizaram ou não eventual ataque coordenado”.

Boa parte dos perfis não tem ligações com assuntos econômicos. Um dos principais alvos das publicações foi Renato Gomes, ex-diretor de organização do sistema financeiro e de resolução do BC. A ofensiva também mirou o presidente do BC, Gabriel Galípolo, e o diretor de Fiscalização, Aílton de Aquino.

A PF cumpriu nesta quarta 42 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Daniel Vorcaro, dono do Master, foi um dos alvos. A medida foi autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também determinou o sequestro de bens e valores que superam a quantia de R$ 5,7 bilhões.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

'Justiça artificial' destrona 'Avatar: Fogo e cinzas' nos Estados Unidos

Taiani Mendes 26 jan 26 Com US$ 11,1 milhões arrecadados no fim de semana, Justiça…

Acidente envolvendo três veículos deixa seis feridos na MT-242, entre Sorriso e Novo Ubiratã

Foto Só Notícias Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste domingo, na…

Preview: Resident Evil Requiem é o jogo que une todas as tribos

Na semana passada, a Capcom convidou o Voxel para jogar cerca de três horas de…