Janeiro chega como uma folha em branco. Um tempo simbólico de recomeços, reflexões e escolhas. É nesse contexto que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) se une à campanha Janeiro Branco, um movimento nacional criado em 2014 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da saúde mental e emocional.
A proposta do Janeiro Branco é simples e profunda: assim como o ano que se inicia, a mente humana também pode ser cuidada, revisitada e preenchida com mais atenção, equilíbrio e consciência. A campanha convida instituições públicas e privadas a reconhecerem que o cuidado com a saúde emocional deve ser uma prioridade coletiva e permanente, integrada ao cotidiano das pessoas e das organizações.
– FIQUE ATUALIZADO: Siga nossas redes sociais e receba informações em tempo real (WhatsApp, Telegram e Instagram)
Em 2026, o movimento propõe uma reflexão sobre paz, equilíbrio e bem-estar emocional, estimulando o diálogo sobre como emoções, pensamentos e relações impactam diretamente a qualidade de vida. A iniciativa reforça a necessidade de ambientes mais acolhedores, relações mais saudáveis e ações que promovam o cuidado psicológico tanto no espaço profissional quanto na vida pessoal.
Assim, ao abrir simbolicamente esta nova página do ano, o TJMT convida magistrados, servidores, colaboradores e a sociedade a refletirem sobre o que desejam escrever em sua própria história emocional, reforçando que cuidar da mente é um ato de responsabilidade, cidadania e justiça.
A campanha
A Lei Federal nº 14.556/2023, conhecida como Lei do Janeiro Branco, representa um marco na promoção da saúde mental no Brasil, A iniciativa é coordenada nacionalmente pelo Instituto de Desenvolvimento Humano Janeiro Branco (IDHJB) e conta com o apoio de psicólogos, instituições públicas e privadas, universidades, empresas e órgãos governamentais, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia