Resumo
- O Roblox alterou as regras do chat, bloqueando o uso por menores de 9 anos sem autorização de um responsável e restringindo contatos entre faixas etárias.
- As mudanças visam responder a críticas e processos relacionados a abusos e violência, como exploração infantil e sequestro.
- Usuários protestaram na plataforma, com manifestações direcionadas ao youtuber Felca, que recebeu ameaças e críticas.
O Roblox alterou as normas de seu chat, bloqueando por padrão o uso por usuários com menos de 9 anos e impondo restrições de contato. A medida foi recebida negativamente por parte da comunidade, e o espaço virtual da plataforma foi tomado por protestos.
Um dos alvos das manifestações foi o youtuber Felca, que ganhou notoriedade em 2025 após abordar, em um de seus vídeos, questões envolvendo adultização, segurança infantil e exposição de crianças na internet. Ele também recebeu mensagens com reclamações e ameaças.
O que o Roblox fez?
No início de janeiro de 2026, a plataforma impôs regras mais rígidas para uso do chat. É necessário comprovar a idade usando reconhecimento facial ou verificação de documentos.
A desenvolvedora do jogo criou seis faixas etárias: menos de 9, 9 a 12, 13 a 15, 16 a 17, 18 a 20, e acima de 21. As mudanças mais drásticas são voltadas aos menores de 9 anos: o chat passa a ser bloqueado por padrão, e só pode ser desbloqueado por um responsável adulto, que também precisa passar por um processo de verificação.
Além disso, não será mais permitido que crianças falem com qualquer pessoa — haverá um esquema de correspondência entre as divisões de idade, em que uma faixa etária só poderá falar com membros da mesma faixa, de uma acima e uma abaixo. Menores de 9 anos não poderão falar com usuários que tenham 13 anos ou mais, por exemplo.
Quais são os problemas do Roblox?
As novas regras são uma resposta a críticas, cobranças e processos após diversos episódios de abuso e violência, como atuação de redes de exploração infantil, incentivo a comportamentos sexuais e até mesmo o sequestro de uma garota de 13 anos.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, Matt Kaufman, diretor de segurança da Roblox Corporation, disse que capturar pedófilos é responsabilidade das autoridades, cabendo à empresa denunciar condutas abusivas e garantir o cumprimento das regras da comunidade.
Qual foi a reação dos usuários?
Algumas imagens que viralizaram nas redes sociais mostram os usuários tomando o “espaço público” da plataforma para protestar. Eles criaram placas com textos como “jogo sem vergonha”, “fim do Roblox” e “devolve o chat”.
Há algumas manifestações mais inusitadas, como um personagem reproduzindo Maria Antonieta e um cartaz com referências à música “Cálice”, de Chico Buarque.
Não há nenhuma comprovação, porém, de que todos esses itens tenham sido realmente criados por crianças.
JAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAAKAKAKAKAKAKAKAKAAK pic.twitter.com/0BJefliYLF
— a mika guei
(@mikasmir_) January 15, 2026
tiraram o chat do roblox e a criançada ta fazendo protesto no jogokkkkkkkkkkk pic.twitter.com/BDiitiGrF7
— gigi (@fodasemcr) January 13, 2026
Crianças jogadoras de Roblox usando a música "Calice", de Chico Buarque, em protestos contra as novas atualizações feitas no jogo. pic.twitter.com/UEL9v6WZ5m
— acervo chico buarque (@acervybuarque) January 14, 2026
Ai não tô dando conta. Nao dormi ate agora lendo placa de protesto no Roblox pic.twitter.com/bZusvLZ2kt
— BBBabi (@babi) January 15, 2026
Alguns cartazes eram direcionados ao youtuber Felca. O produtor de conteúdo diz ter recebido mensagens relacionadas às mudanças no Roblox, como “Felca, eu vou te matar” e “Você não tem direito de proibir nada das crianças”.
eu to sendo atacado por crianças na minha dm por conta que o roblox tirou o chat de voz pic.twitter.com/b0e3qfCQal
— Felca (@Felcca) January 15, 2026
Vale dizer que as mudanças nas regras do chat são globais — e também há protestos de usuários de outros países.
Com informações do Núcleo, do G1 e da Folha de S.Paulo
Roblox muda regras do chat e causa revolta até contra Felca
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia
(@mikasmir_)