As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estarão abertas de 3 a 6 de fevereiro, com cadastro gratuito feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O programa permite o financiamento de cursos de graduação em instituições privadas para estudantes de baixa renda.
Para 2026, o Ministério da Educação vai ofertar mais de 112 mil vagas ao longo do ano. Desse total, 67.301 vagas são destinadas ao primeiro semestre e 44.867 ao segundo semestre.
As regras do processo seletivo estão detalhadas no edital do primeiro semestre, publicado nessa quinta-feira (22).
Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem a partir de 2010, alcançar média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação. Outro critério obrigatório é a renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, o equivalente a R$ 4.863.
A classificação dos inscritos será feita com base na nota do Enem, respeitando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. Terão prioridade os candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o financiamento estudantil, seguidos por quem já usou o Fies e quitou o contrato, e depois aqueles que já possuem diploma.
O resultado da chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Cada candidato poderá ser pré-selecionado em apenas uma opção de curso. Quem for selecionado deverá complementar a inscrição entre 20 e 24 de fevereiro no sistema do Fies. Os demais candidatos poderão disputar vagas por meio da lista de espera.
Com informações da Agência Brasil
-
Após cinco anos de vacinação, covid recua, mas ainda preocupa
-
R$ 5,44 milhões do BBB 26: dá para ficar rico? Veja o que fazer
-
Aluguel sobe acima da inflação e pesa no orçamento em Cuiabá
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia