Sinop, 25/01/2026 12:11

  • Home
  • Tecnologia
  • Até a Intel está com dificuldades para fornecer chips por causa da IA

Até a Intel está com dificuldades para fornecer chips por causa da IA

Resumo
  • Intel enfrenta dificuldades para fornecer chips para servidores devido ao aumento repentino da demanda impulsionada pela IA;
  • Problema ocorre mesmo com as fábricas da companhia operando em plena capacidade;
  • Companhia promete não abandonar PCs, mas mesmo esse segmento poderá ser afetado pelo problema em algum momento.

Quem achou que o atual cenário de escassez de memória RAM e de SSDs afetaria o segmento de processadores, achou certo: a Intel reconheceu ter tido dificuldade para atender à demanda por chips para servidores no final do ano passado. Não está descartada a possibilidade de o problema afetar a produção de CPUs para PCs.

A revelação veio após a companhia divulgar os resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2025. Os executivos da Intel explicaram que o aumento repentino da demanda por chips para servidores foi uma surpresa e que, mesmo com as suas fábricas operando em plena capacidade, a empresa não conseguiu atender a todos os pedidos.

O efeito disso é que a Intel fechou o último trimestre de 2025 com receita de US$ 13,7 bilhões, resultado que não é ruim, mas que representa uma queda de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Essa é uma situação desfavorável para a Intel por pelo menos duas razões: em linhas gerais, chips para servidores oferecem margens de lucro maiores; o atendimento à demanda teria ajudado a Intel a sair da crise que enfrenta.

A principal causa do problema é a implementação acelerada de aplicações de IA. Desde o ano passado, empresas do setor têm investido fortemente na ampliação ou construção de data centers de tal forma que a demanda por componentes como memórias RAM e SSDs ficou maior do que a capacidade produtiva da indústria.

Como sabemos agora, o problema já começa a afetar o mercado de CPUs, em alguma medida.

Intel promete não abandonar segmento de PCs

Se chips para servidores tendem a ser mais lucrativos, não seria estranho a Intel anunciar a decisão de priorizar esse segmento em detrimento da produção de chips para PCs. Mas a companhia enfatizou que isso não irá ocorrer:

Obviamente, estamos direcionando o máximo possível da nossa produção para data centers para atender à demanda aumentada, mas não podemos abandonar completamente o mercado de computadores pessoais.

David Zinsner, diretor financeiro da Intel

Mas isso não significa que o segmento de PCs está livre de riscos. O CEO da Intel, Lip-Bu Tan, explicou que, além da pressão do segmento de servidores, a companhia ainda não conseguiu atingir um número suficiente de wafers adequados para atender à produção de processadores com a tecnologia 18A, e isso também pode causar algum nível de escassez.

Wafers são discos de silício que são cortados para formar os chips. Wafers com qualidade abaixo do esperado podem resultar em menor volume de chips produzidos ou, em casos extremos, precisam até ser descartados.

Há também um complicador indireto: a escassez de memória pode forçar a Intel a priorizar o fornecimento de chips para fabricantes de PCs (OEMs) que têm mais poder de negociação para obter módulos de RAM. Isso significa que fabricantes menores ou até consumidores que adquirem componentes avulsos poderão se deparar com desabastecimento ou chips mais caros.

Convém destacar que, no segmento de RAM, estima-se que data centers de IA demandarão 70% da produção global de memórias somente em 2026.

O segmento de armazenamento de dados também está sendo afetado. Estima-se que SSDs corporativos estejam até 16 vezes mais caros do que discos rígidos por conta da demanda aumentada. Como costuma haver uma reação em cadeia nessas circunstâncias, consumidores já notam que SSDs estão mais caros no varejo.

Com informações de Reuters

Até a Intel está com dificuldades para fornecer chips por causa da IA

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

iPhone 17e: 5 novidades que esperamos ver no novo “iPhone barato”

iPhone 17e: 5 novidades que esperamos ver no novo “iPhone barato” – Canaltech Canaltech –…

Bandidos furtam Hilux e tentam matar policiais durante fuga em MT

Reprodução A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu dois homens faccionados, de 21 e 18…

União defende liderança diante do Sport Sinop no Luthero Lopes

Invicto, Colorado busca vitória em seus domínios e afirmação da boa fase no Campeonato Mato-grossense…