Sinop, 27/01/2026 02:10

  • Home
  • Super Fato MT
  • Mandado de Nova Monte Verde leva à prisão de foragido com apoio do Vigia Mais MT

Mandado de Nova Monte Verde leva à prisão de foragido com apoio do Vigia Mais MT

Com o auxílio de imagens captadas pelas câmeras do programa Vigia Mais MT, dois homens com mandados de prisão em aberto foram localizados e presos em diferentes regiões de Mato Grosso entre os dias 24 e 25 de janeiro. As ações envolveram o uso de reconhecimento facial e leitura automática de placas veiculares (OCR), tecnologias que reforçam a eficiência do sistema no combate à criminalidade.

O primeiro caso ocorreu na tarde de domingo (25), por volta das 17h16, em um shopping de Cuiabá. Durante o monitoramento em tempo real, o sistema de reconhecimento facial identificou um indivíduo com mandado de prisão em aberto. Após consulta aos bancos de dados da segurança pública, foi confirmada a ordem judicial expedida pela 5ª Vara Criminal de Cuiabá, relacionada ao crime de roubo (artigo 157, §2º, do Código Penal), com pena fixada em seis anos, sete meses e 23 dias de reclusão.

Diante da confirmação, a informação foi repassada às equipes operacionais, e policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) realizaram a abordagem do suspeito ainda no interior do centro comercial. O homem teve o mandado cumprido no local e, após ser informado de seus direitos constitucionais, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para os procedimentos legais.

Mandado expedido pela Vara de Nova Monte Verde

O segundo caso foi registrado no sábado (24), às 12h14, na BR-163, no trecho entre os municípios de Guarantã do Norte e Matupá. O sistema de leitura automática de placas (OCR) identificou a passagem de um Ford Ecosport preto, vinculado a um indivíduo com mandado de prisão em aberto.

A informação foi imediatamente repassada às equipes policiais, e o veículo foi localizado e abordado pela polícia já nas proximidades da entrada de Matupá. Durante a checagem, foi constatado que o condutor possuía mandado de prisão de natureza civil, expedido pela Vara Única de Nova Monte Verde (MT), em razão de dívida de pensão alimentícia no valor de R$ 5.371,58.

O mandado foi devidamente cumprido, e o homem também foi informado de seus direitos constitucionais, sendo conduzido à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para as providências cabíveis.

Tecnologia a serviço da segurança

As duas ocorrências reforçam a importância do Vigia Mais MT como ferramenta estratégica da segurança pública estadual, integrando tecnologias avançadas para a localização de foragidos da Justiça e o enfrentamento de diferentes modalidades criminosas em todo o território mato-grossense.

Vigia Mais MT

Atualmente, 130 municípios já aderiram ao programa Vigia Mais MT, com 19.900 câmeras entregues. Desse total, 15.900 estão em pleno funcionamento no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), enquanto as demais encontram-se em fase de instalação.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Produção de aço dos EUA supera a do Japão pela primeira vez em 26 anos | Mundo

A produção de aço bruto dos Estados Unidos ultrapassou a do Japão em 2025 pela…

Mutirão da Justiça Eleitoral em Barra do Garças busca 7,3% da população sem cadastro biométrico » Esportes & Notícias

O município de Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá) receberá um mutirão de atendimento da Justiça Eleitoral, entre…

Mulher é estrangulada na frente do filho de 2 anos após ex invadir casa na zona rural

“Ele apertou meu pescoço com as duas mãos e disse que eu seria obrigada a…