O Campeonato Brasileiro vai começar nesta quarta-feira (28/1) e 20 clubes lutarão pelo título da principal competição do futebol brasileiro. O pontapé inicial será especial para quatro equipes que retornaram à elite do desporto nacional: Coritiba, Athletico Paranaense, Chapecoense e Remo. Antes do Brasileirão, os times começaram a testar seus elencos durante os estaduais.
As quatro equipes entram em campo no mesmo dia, na quarta-feira (28/1). Confira como chegam cada um dos clubes para a disputa:
Coritiba
Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro na temporada passada, o Coritiba retornou à Série A do Brasileirão após duas temporadas. A última vez que o Coxa Branca disputou a primeira divisão foi em 2023, mas acabou sendo rebaixado na penúltima posição, a frente somente do América-MG.
No Campeonato Paranaense, a equipe terminou a primeira fase na 2ª colocação do Grupo B, com oito pontos. Foram duas vitórias e dois empates em seis jogos disputados. O clube avançou para as quartas de final do certame local e agora enfrenta o Cianorte na fase decisiva.
Athletico Paranaense
Rival do Coxa, o Athletico Paranaense retornou à elite após terminar a Série B na 2ª colocação. O Furacão ficou apenas uma temporada no segundo escalão do futebol nacional, após ter sido rebaixado em 2024. Naquela temporada, o Rubro-Negro ficou em 17º lugar, e acabou caindo junto com Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá.
No estadual, o Athletico Paranaense terminou a primeira fase na 3ª colocação do Grupo A. O time avançou às quartas de final e agora enfrenta o Foz do Iguaçu na briga pela classificação à semifinal.

Coritiba campeão da Série B do Campeonato Brasileiro
Divulgação / Coritiba

Athletico Paranaense treinando
Duda Matoso/athletico.com.br

A Chapecoense goleou o Joinville por 6 x 0 no Campeonato Catarinense
Rafael Bressan/Chapecoense

Patrick de Paula cobrando falta para o Remo
Samara Miranda/Clube do Remo
Chapecoense
Outro time que carimbou o acesso na temporada passada foi a Chapecoense. O Verdão do Oeste havia disputado a Série A do Brasileirão pela última vez em 2021. O clube amargou quatro temporadas na Série B do Campeonato Brasileiro, mas conseguiu retornar após terminar na 3ª posição em 2025.
A equipe vai bem no Campeonato Catarinense da atual temporada. O esquadrão verde e branco ficou em 2º do Grupo B na fase inicial. Agora, nas quartas de final, o Verdão do Oeste enfrenta o rival Criciúma.
Remo
O Remo foi o clube que esteve mais tempo longe da Série A do Brasileirão. Após conquistar um acesso surpreendente depois de ficar na 4ª posição, o Leão do Norte permaneceu 31 anos longe da elite do futebol brasileiro. A última participação aconteceu em 1994, quando o torneio tinha outro formato.
Último time da elite à entrar em campo oficialmente em 2026, o Remo estreou no último sábado (24/1) no Campeonato Paraense. A equipe estreou com vitória sobre o Bragantino do Pará. Com gols de Eduardo Melo e Pikachu, o Leão venceu por 2 x 1, de virada.
Confira os dias e os primeiros jogos de cada uma das equipes:
- 28/1 – Internacional x Athletico-PR – 19h
- 28/1 – Coritiba x Red Bull Bragantino – 19h
- 28/1 – Vitória x Remo – 19h
- 28/1 – Chapecoense x Santos – 20h
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia