Sinop, 04/02/2026 18:10

EUA concedem asilo a chinês detido por filmar campos de refugiados uigures | Mundo

Um tribunal de imigração dos Estados Unidos concedeu asilo a um cidadão chinês detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). Ele documentou supostos abusos de direitos humanos contra muçulmanos em Xinjiang, o que o colocava em risco de longo período de prisão caso fosse deportado para a China.

“Não há possibilidade de recurso agora, mas o Departamento de Segurança Interna (DHS) reserva-se o direito de recorrer dentro de 30 dias. É por isso que ele precisa permanecer detido por até 30 dias”, disse ao “Nikkei Asia” um representante da organização Direitos Humanos na China, com sede em Nova York, que tem prestado apoio a Guan Heng. “Este é um resultado merecido, há muito esperado.”

Guan, de 38 anos, foi detido no verão passado, momento de repressão à imigração promovida pelo presidente americano, Donald Trump, Ele estava detido em uma instalação no estado de Nova York e recebeu asilo na quarta-feira.

Inicialmente, o DHS argumentou que ele deveria ser deportado para Uganda, um país africano que tem estreitado laços com a China. Esse plano foi abandonado depois que a mídia e legisladores americanos expressaram preocupação com os riscos à segurança de Guan.

Em 2020, Guan entrou em Xinjiang e, usando análises de coordenadas de satélite fornecidas por veículos de comunicação, filmou supostas instalações de detenção para muçulmanos uigures e outras minorias étnicas, evitando a vigilância chinesa. A China restringe severamente a cobertura jornalística sobre Xinjiang.

Após divulgar um filme feito com as filmagens, Guan entrou ilegalmente nos Estados Unidos e solicitou asilo em 2021.

Os Estados Unidos e outros países ocidentais condenaram o uso de trabalho forçado e outras violações de direitos humanos pelo governo chinês em Xinjiang e no Tibete. A China afirma que esses países estão espalhando falsas alegações sobre trabalho forçado e genocídio e interferindo em seus assuntos internos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jonah Hill surge irreconhecível após perder 30 kg

As primeiras imagens de Outcome repercutiram bastante nas redes sociais, mas não foi só pelo…

Lucro da Alphabet, dona da Google, sobe 30% no 4º trimestre, mas previsão de gastos assusta investidores | Empresas

As ações da Alphabet, controladora do Google, caíram até 7% após o fechamento do mercado…

Educação de Sorriso recebe reconhecimento nacional pela equidade racial Publicado em 04 de fevereiro de 2026 às 10:12 CompartilharFacebookWhatsAppTwitterEmail A rede municipal de ensino de Sorriso recebeu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, reconhecimento concedido a sistemas educacionais que desenvolvem ações voltadas à educação das relações étnico-raciais e à valorização da diversidade no ambiente escolar. No município, as ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e incluem práticas pedagógicas, formações e atividades educacionais voltadas à promoção da equidade racial e ao enfrentamento do racismo no contexto escolar. “A concessão do selo evidencia o alinhamento das políticas educacionais da rede municipal às diretrizes nacionais de inclusão, diversidade e equidade no ensino público. O reconhecimento também reforça a consolidação de ações educacionais que contribuem para a formação cidadã dos estudantes e para o cumprimento da legislação educacional vigente”, explica a secretária de Educação, Adriana Reichert. A certificação é concedida no âmbito da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reconhece iniciativas alinhadas à implementação da Lei nº 10.639/2003, atualizada pela Lei nº 11.645/2008, que estabelecem o ensino da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação básica. Tags Imagens Texto: Bianca Arruda × Atenção Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Prefeitura Municipal de Sorriso A capital nacional do agronegócio Avenida Porto Alegre nº 2525 – Centro Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00 (66) 3545 4700 Deseja receber nossa newsletter? Cadastre-se Seu nome Seu e-mail Secretarias Conselhos Outros órgãos/unidades Imprensa Notícias Eventos Esportes Transparência Portal Leis Covid-19 Dados Abertos Links Institucionais Câmara Municipal Previso Ager Tribunal de Contas Procon Mais Ouvidoria e-Sic Perguntas e Respostas Frequentes Secretarias Departamento de Comunicação Portal Covid-19 Boletins Receitas Notícias Portal © 2026 Voltar ao topoLei de acesso a Informação Mapa do site Política de Privacidade Painel Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Nós usamos cookies Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais

Certificação destaca o compromisso do município com uma educação inclusiva e alinhada às diretrizes nacionais.…