Sinop, 04/02/2026 18:03

  • Home
  • Geral
  • Pesque e solte é liberado nas calhas do Rio Paraguai; veja as regras

Pesque e solte é liberado nas calhas do Rio Paraguai; veja as regras

Pescadores já podem praticar o “pesque e solte” na calha do rio Paraguai. A autorização está válida desde domingo (1°), porém, o período de defeso continua em vigor nos rios de Mato Grosso do Sul até 28 de fevereiro.

Pescadores em rio do Mato Grosso do Sul. (Foto: Bruno Rezende/Secom)

Conforme previsto no decreto estadual n.º 15.166, de 21 de fevereiro de 2019, o período de defeso continua em vigor nos rios de Mato Grosso do Sul até 28 de fevereiro. Por isso, a prática só pode ocorrer na calha do rio Paraguai, e está proibida em áreas como baías, lagos, lagoas marginais, banhados e outros cursos d’água conectados.

Além disso, pescadores devem adotar cuidados específicos para garantir a sobrevivência dos peixes, como o uso de anzóis lisos e sem farpas, que é obrigatório, assim como a devolução imediata do peixe ao mesmo local de onde foi retirado.

Também é necessário que o pescador tenha a Autorização Ambiental para Pesca Amadora, especificamente na modalidade “pesque e solte”, emitida antes da atividade.

Dicas para pesca segura

Paranão ter problemas com a lei e auxiliar na preservação da natureza, o Primeira Página reúne dicas do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, para que todos pratiquem o esporte de forma segura. Confira:

  • Posição correta: se precisar retirar o peixe da água, mantenha-o sempre na posição horizontal e pelo menor tempo possível fora d’água. Isso reduz o impacto sobre sua respiração e estrutura corporal.
  • Manuseio mínimo: evite tocar diretamente na pele do peixe. O contato excessivo pode remover a camada de muco protetor, tornando-o mais vulnerável a doenças.
  • Cuidado com o anzol: caso o peixe tenha engolido o anzol, não tente removê-lo à força. Cortar a linha rente à boca pode ser a melhor opção para evitar ferimentos graves.
  • Proteja as brânquias: nunca coloque as mãos nas guelras do peixe! Essa estrutura é fundamental para a respiração e qualquer dano pode ser fatal.
  • Evite o estresse: quanto mais tempo o peixe passar se debatendo, maior o risco de desenvolver infecções por fungos e bactérias, podendo levar ao óbito. Seja rápido e eficiente ao soltá-lo.
  • Liberação correta: assim que capturar o peixe, devolva-o imediatamente ao mesmo local de onde foi retirado. Faça isso com calma, sem movimentos bruscos, garantindo que ele possa nadar novamente sem dificuldades.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jonah Hill surge irreconhecível após perder 30 kg

As primeiras imagens de Outcome repercutiram bastante nas redes sociais, mas não foi só pelo…

Lucro da Alphabet, dona da Google, sobe 30% no 4º trimestre, mas previsão de gastos assusta investidores | Empresas

As ações da Alphabet, controladora do Google, caíram até 7% após o fechamento do mercado…

Educação de Sorriso recebe reconhecimento nacional pela equidade racial Publicado em 04 de fevereiro de 2026 às 10:12 CompartilharFacebookWhatsAppTwitterEmail A rede municipal de ensino de Sorriso recebeu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, reconhecimento concedido a sistemas educacionais que desenvolvem ações voltadas à educação das relações étnico-raciais e à valorização da diversidade no ambiente escolar. No município, as ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e incluem práticas pedagógicas, formações e atividades educacionais voltadas à promoção da equidade racial e ao enfrentamento do racismo no contexto escolar. “A concessão do selo evidencia o alinhamento das políticas educacionais da rede municipal às diretrizes nacionais de inclusão, diversidade e equidade no ensino público. O reconhecimento também reforça a consolidação de ações educacionais que contribuem para a formação cidadã dos estudantes e para o cumprimento da legislação educacional vigente”, explica a secretária de Educação, Adriana Reichert. A certificação é concedida no âmbito da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reconhece iniciativas alinhadas à implementação da Lei nº 10.639/2003, atualizada pela Lei nº 11.645/2008, que estabelecem o ensino da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação básica. Tags Imagens Texto: Bianca Arruda × Atenção Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Prefeitura Municipal de Sorriso A capital nacional do agronegócio Avenida Porto Alegre nº 2525 – Centro Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00 (66) 3545 4700 Deseja receber nossa newsletter? Cadastre-se Seu nome Seu e-mail Secretarias Conselhos Outros órgãos/unidades Imprensa Notícias Eventos Esportes Transparência Portal Leis Covid-19 Dados Abertos Links Institucionais Câmara Municipal Previso Ager Tribunal de Contas Procon Mais Ouvidoria e-Sic Perguntas e Respostas Frequentes Secretarias Departamento de Comunicação Portal Covid-19 Boletins Receitas Notícias Portal © 2026 Voltar ao topoLei de acesso a Informação Mapa do site Política de Privacidade Painel Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Nós usamos cookies Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais

Certificação destaca o compromisso do município com uma educação inclusiva e alinhada às diretrizes nacionais.…