Sinop, 04/02/2026 01:25

  • Home
  • Política
  • Câmara retoma discussões sobre jornada 6×1 e direitos de trabalhadores por aplicativos

Câmara retoma discussões sobre jornada 6×1 e direitos de trabalhadores por aplicativos

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (2), durante a sessão de abertura do ano legislativo, que o Congresso deve avançar no debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1 e na regulamentação do trabalho por aplicativos.

A pauta é tratada como prioridade pelo governo federal para este semestre.

Congresso retoma debates sobre o fim da escala 6×1 e novas regras para apps – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Segundo Motta, a Câmara pretende acelerar as discussões sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da escala 6×1, buscando equilíbrio entre os interesses de trabalhadores e empregadores. 

Atualmente, diferentes projetos que abordam a redução da jornada de trabalho tramitam tanto na Câmara quanto no Senado.

Na Câmara dos Deputados, uma subcomissão especial aprovou, em dezembro do ano passado, a redução gradual da jornada semanal de 44 para 40 horas, mas rejeitou o fim da escala 6×1. 

Já no Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) avançou mais e aprovou o fim da escala de seis dias de trabalho por um de descanso, além da redução da jornada para 36 horas semanais, sem redução salarial. A proposta ainda será analisada pelo plenário da Casa.

O tema foi destacado como prioridade absoluta do governo federal na Mensagem ao Congresso apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura dos trabalhos legislativos.

Segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, o Executivo avalia a possibilidade de encaminhar um projeto próprio para unificar as propostas já em tramitação.

Na semana anterior, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, confirmou que o governo estuda enviar um projeto com esse objetivo, com expectativa de aprovação ainda no primeiro semestre.

Além da escala 6×1, Motta também destacou que o Congresso deve ampliar o debate sobre a regulamentação do trabalho por aplicativos. Segundo ele, a proposta é conciliar produtividade, garantia de direitos e desenvolvimento econômico, preparando o país para uma economia baseada em tecnologia e inovação.

Entre outras prioridades da agenda legislativa, a Câmara iniciou o semestre com a votação da medida provisória que institui o Programa Gás do Povo, voltado a cerca de 15 milhões de famílias de baixa renda.

Após o carnaval, a previsão é avançar na discussão da PEC da segurança pública e em medidas de combate ao feminicídio, apontadas como compromissos centrais do Parlamento neste ano.

  1. Texto-base de MP que garante botijão de gás gratuito é aprovado pela Câmara

  2. Dinheiro extra? Governo libera R$ 4,6 bilhões do FGTS

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Enfermaria da UPA Verdão passa por interdição temporária para obras de adequação » Esportes & Notícias

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria…

Sony quer que personagens de IA apresentem podcasts no seu PlayStation

Sony quer que personagens de IA apresentem podcasts no seu PlayStation – Canaltech Canaltech –…

Força Tática prende homem em flagrante por esfaquear enteado no interior de MT

Reprodução Policiais militares da Força Tática do 8º Comando Regional prenderam um homem, por lesão…