Sinop, 04/02/2026 01:18

  • Home
  • Política
  • Texto-base de MP que garante botijão de gás gratuito é aprovado pela Câmara

Texto-base de MP que garante botijão de gás gratuito é aprovado pela Câmara

O texto-base de uma medida provisória que cria uma modalidade de gratuidade no botijão de gás a famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) foi aprovada nesta segunda-feira (2) pela Câmara dos Deputados.

Câmara dos Deputados. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Foram 415 votos a favor e 29 contra o texto, que pretende inclusive alterar o nome do auxílio, que atualmente chama “Gás dos Brasileiros” para “Auxílio Gás do Povo”. Atualmente, o auxílio já contempla o pagamento em dinheiro às famílias, que foi preservado com o texto.

Se aprovada, a medida provisória criará uma segunda via de auxílio, com a gratuidade direta do botijão de GLP (gás liquefeito de petróleo) nas revendas credenciadas. Com isso, as famílias receberão o botijão em mãos.

Ainda conforme a MP, famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo e que estejam com os dados cadastrais no CadÚnico atualizados serão beneficiadas, e só serão elegíveis a uma das duas modalidades do programa.

A modalidade em dinheiro corresponderá a uma parcela, de no mínimo, 50% sobre o preço médio do botijão de 13 quilos. Já na modalidade de gratuidade, o botijão será entregue diretamente na revenda varejista autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e será limitado a um vínculo por família.

As lojas credenciadas poderão sofrer punições caso deixem de entregar o botijão a beneficiário cadastrado ou cobrar valores indevidos para entregar o gás. As sanções vão de advertência e multa que variam de R$ 5 mil a 50 mil até descredenciamento definitivo do programa.

Os parlamentares devem analisar os destaques e propostas de alteração no texto. Após esta etapa, o texto segue para o Senado. Além disso, a medida provisória deverá ser votada até o dia 11 de fevereiro, para não perder a validade, e ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Enfermaria da UPA Verdão passa por interdição temporária para obras de adequação » Esportes & Notícias

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria…

Sony quer que personagens de IA apresentem podcasts no seu PlayStation

Sony quer que personagens de IA apresentem podcasts no seu PlayStation – Canaltech Canaltech –…

Força Tática prende homem em flagrante por esfaquear enteado no interior de MT

Reprodução Policiais militares da Força Tática do 8º Comando Regional prenderam um homem, por lesão…