Sinop, 04/02/2026 01:19

  • Home
  • Negócios e Finanças
  • Quadra de basquete marca nova fase do Anhangabaú como praça multiuso no centro de São Paulo | Novo Anhangabaú

Quadra de basquete marca nova fase do Anhangabaú como praça multiuso no centro de São Paulo | Novo Anhangabaú

O Vale do Anhangabaú acaba de ganhar mais um espaço de convívio e lazer no Centro Histórico de São Paulo, com a inauguração de uma nova quadra de basquete no local. A novidade amplia as possibilidades de uso do Vale ao articular esporte, cultura e convivência urbana, integrando-se à rotina da cidade.

O projeto é resultado de uma sociedade entre o Novo Anhangabaú e a Focus Trade Ações, que une a gestão de um dos principais espaços públicos do centro à expertise em ativações, experiências e projetos esportivos. A parceria fortalece a capacidade operacional do equipamento e sua inserção no ecossistema de eventos e iniciativas culturais.

Além do uso esportivo, a quadra foi desenhada para receber ativações de marca, parcerias institucionais e projetos especiais, operando como um espaço flexível para programações recorrentes ou ações pontuais, sempre preservando o caráter público do Vale.

O potencial do projeto começou a ser testado em janeiro, com o Summer Racha, evento que marcou seu soft opening, no dia 17. A programação combinou basquete, música e cultura de rua, com torneio 5×5, desafios 1×1, jogos femininos, DJs e batalhas de rima. A produção foi assinada por Lucas Locke, reforçando o diálogo do Novo Anhangabaú com a cena urbana contemporânea.

Sesc Verão 2026: programação como prova de operação

Ainda no começo de 2026, a quadra ganhou seu primeiro cliente oficial com a parceria com o Sesc, que utilizará o espaço dentro da programação do Sesc Verão.

A iniciativa marca a entrada da quadra em operação contínua, reforçando seu papel como local de acesso gratuito ao esporte e de ocupação qualificada do centro histórico. A parceria funciona como um selo de confiança institucional e reforça a capacidade do Vale de receber programações estruturadas e recorrentes, com curadoria e operação profissional, ampliando o alcance das atividades oferecidas ao público.

Praça multiuso como modelo urbano

Programação gratuita movimenta o Vale do Anhangabaú em dia de atividades culturais no centro de São Paulo. — Foto: Divulgação

Em 2026, o Vale passa a se apresentar oficialmente como uma praça multiuso de 50 mil metros quadrados. A proposta organiza o espaço em diferentes áreas, que incluem uma arena para shows e grandes eventos, uma esplanada gastronômica, centros de atividades ao ar livre e as galerias do Viaduto do Chá, destinadas a iniciativas culturais e de economia criativa.

O modelo adotado no Vale encontra paralelos em referências internacionais de praças multiuso, como a Boston City Hall Plaza, em Boston, a United Nations Plaza, em São Francisco, e a Place de la Concorde, em Paris. Assim como esses marcos urbanos, o Anhangabaú busca consolidar-se como um local preparado para receber desde grandes eventos até ações comunitárias e atividades cotidianas.

“As referências são diversas. Não podemos nos esquecer que falamos aqui de cidade, de urbanismo. Acima de tudo, a concessão do Vale do Anhangabaú é a concessão de uma parte aberta e livre da cidade de São Paulo”, reflete Fioretto. Para ele, a fricção entre público e privado é saudável. “Acredito ser importante debatermos e aprimorarmos os modelos de políticas públicas. No final, o que todos queremos é uma cidade mais agradável, segura e que nos garanta opções de lazer e convívio.”

Ao concentrar atividades culturais, esportivas, gastronômicas e eventos em um mesmo território, a lógica da praça multiuso responde à dinâmica da cidade e consolida o Novo Anhangabaú como um ponto de convergência integrado à vida cotidiana do centro histórico de São Paulo.

Crescimento consistente em quatro anos

A missão de transformar um espaço histórico em um polo urbano dinâmico foi passada para o Viva O Vale Concessionária em dezembro de 2021.

Quatro anos depois, os números mostram que a aposta na parceria público-privada deu resultado. Entre 2022 e o início de dezembro de 2025, foram realizadas mais de 17 mil atividades gratuitas, que alcançaram cerca de 376 mil pessoas. Eventos comerciais e corporativos somaram outros 1,1 milhão de participantes.

A evolução dos números ao longo da concessão revela o amadurecimento do projeto. Em 2022, foram organizados 25 eventos comerciais, que alcançaram 208 mil pessoas. No ano seguinte, o número saltou para 27 eventos e 336 mil participantes. Em 2024, foram 20 eventos e 193 mil pessoas, e em 2025, o espaço recebeu 26 eventos fechados, alcançando mais de 362 mil participantes (o maior público desde o início da concessão).

Em paralelo, a programação gratuita também cresceu. Foram 3.017 atividades em 2022, 5.069 em 2023, 4.537 em 2024 e 4.543 em 2025. Já as atividades diárias, desde aulas de dança, práticas esportivas e ações educativas, alcançaram cerca de 162.378 mil pessoas no ano passado.

O espaço também se tornou um cenário cada vez mais procurado para produções audiovisuais. Somente em 2025, foram realizadas sete filmagens, entre videoclipes, campanhas publicitárias e produções comerciais. Além disso, três eventos da Prefeitura foram realizados no local, consolidando o Anhangabaú como palco de iniciativas públicas, ações de cidadania e programas sociais. O número crescente reforça o Vale como um dos cenários urbanos mais demandados de São Paulo.

Impacto urbano e próximos passos

“O objetivo é transformar o Anhangabaú em um espaço vivo, ativo todos os dias, com gestão profissional, programação constante e manutenção permanente, preservando seu caráter público”, explica Marcelo Frazão, vice-presidente executivo da WTorre Entretenimento. Segundo ele, os números do projeto demonstram que a parceria público-privada, quando bem estruturada, amplia o uso do espaço público e contribui diretamente para a revitalização urbana do Centro Histórico de São Paulo.

A programação comercial ajuda a viabilizar financeiramente a agenda gratuita, como as aulas de charme, o Forró do Bom, o É Noite de Samba Rock e os eventos da Under Effect.

O local, que sempre foi pulsante na cultura de São Paulo pela prática do skate e ocupação de coletivos culturais, se estabelece como um espaço ativo e programado todos os dias. Localizado entre as linhas Azul e Vermelha do metrô, ao lado do Terminal Bandeira e com estacionamento próprio, o Vale se beneficia de sua posição estratégica para funcionar como ponto de encontro acessível a moradores, trabalhadores e visitantes. Um espaço público seguro, monitorado e pensado para ser vivido em diferentes horários e formatos, capaz de acolher desde grandes eventos até atividades cotidianas abertas à população.

Atividades gratuitas (2022-2025)

  • 2022: 3.017 atividades | 48 mil pessoas
  • 2023: 5.069 atividades | 78 mil pessoas
  • 2024: 4.537 atividades | 100 mil pessoas
  • 2025: 4.543 atividades | 162 mil pessoas
  • Total: mais de 17 mil atividades | 376 mil pessoas alcançadas

Eventos comerciais e corporativos (2022-2025)

  • 2022: 25 eventos | 208 mil pessoas
  • 2023: 27 eventos | 336 mil pessoas
  • 2024: 20 eventos | 193 mil pessoas
  • 2025: 26 eventos | 362 mil pessoas
  • Total: 98 eventos | 1,1 milhão de pessoas alcançadas
  • 7 filmagens (videoclipes, campanhas e produções comerciais)
  • 3 eventos da Prefeitura de São Paulo
  • 32 eventos fechados até novembro
  • Local: Vale do Anhangabaú, s/n – Centro – São Paulo – SP
  • Como chegar: Metrô – Estações São Bento e Anhangabaú
  • Instagram: @novoanhangabau
  • TikTok: @novoanhagabau

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Enfermaria da UPA Verdão passa por interdição temporária para obras de adequação » Esportes & Notícias

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria…

Sony quer que personagens de IA apresentem podcasts no seu PlayStation

Sony quer que personagens de IA apresentem podcasts no seu PlayStation – Canaltech Canaltech –…

Força Tática prende homem em flagrante por esfaquear enteado no interior de MT

Reprodução Policiais militares da Força Tática do 8º Comando Regional prenderam um homem, por lesão…