Sinop, 04/02/2026 17:37

Amazon planeja usar IA para acelerar produção de filmes e séries | Empresas

A Amazon planeja usar inteligência artificial (IA) para acelerar o processo de produção de filmes e programas de televisão, mesmo diante dos temores de Hollywood de que a IA cortará empregos e remodelará permanentemente a indústria.

No Amazon MGM Studios, o veterano executivo de entretenimento Albert Cheng lidera uma equipe encarregada de desenvolver novas ferramentas de IA que, segundo ele, reduzirão custos e otimizarão o processo criativo.

A Amazon planeja lançar um programa beta fechado em março, convidando parceiros da indústria para testar suas ferramentas de IA. A empresa espera ter resultados para compartilhar até maio.

Cheng descreveu o AI Studio como uma startup que opera sob a filosofia de “equipe de duas pizzas” do fundador da Amazon, Jeff Bezos, mantendo o grupo pequeno o suficiente para ser alimentado por duas pizzas.

A equipe consiste principalmente de engenheiros de produto e cientistas, com um contingente menor das áreas criativa e de negócios.

A Amazon está adotando publicamente a IA em resposta aos orçamentos de produção cada vez maiores, que limitam o número de séries e filmes que as empresas podem financiar. A tecnologia acelerará certos processos para produzir mais filmes e programas de TV com maior eficiência.

“O custo de criação é tão alto que é realmente difícil fazer mais e é realmente difícil assumir grandes riscos”, disse Cheng em uma entrevista. “Acreditamos fundamentalmente que a IA pode acelerar, mas não substituirá, a inovação e os aspectos únicos que (os humanos) trazem para a criação da obra.”

O movimento para adotar a inteligência artificial ocorre no momento em que atores de primeira linha, como Emily Blunt, expressaram temores sobre a ascensão da IA, e particularmente de que a atriz de IA Tilly Norwood tornaria seus trabalhos obsoletos.

A Amazon enfatizou que roteiristas, diretores, atores e designers de personagens estarão envolvidos em cada estágio da produção, usando a IA como uma ferramenta para aprimorar a criatividade.

Assim como muitas outras empresas de tecnologia, a Amazon também está pressionando quase todas as suas divisões para encontrar usos para a IA e apontou o sucesso da tecnologia como uma das razões pelas quais cortou cerca de 30 mil empregos corporativos desde outubro, sua maior demissão em massa na história. Isso incluiu vários cortes de empregos no Prime Video.

Cheng disse que a IA poderia ajudar o Prime Video a superar alguns dos desafios inerentes à produção de filmes e televisão em larga escala.

O AI Studio está construindo ferramentas que preenchem o que Cheng descreveu como “a última milha”, talvez uma referência irônica à operação de entregas da Amazon, entre as ofertas de IA de consumo existentes e o controle granular de que os diretores precisam para conteúdo cinematográfico. Isso inclui melhorar a consistência dos personagens entre as tomadas e a integração com ferramentas criativas padrão da indústria.

A Amazon está contando com o apoio de sua divisão de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS), e planeja trabalhar com vários provedores de grandes modelos de linguagem para dar aos criadores uma gama mais ampla de opções para a pré e pós-produção cinematográfica.

Cheng afirmou que proteger a propriedade intelectual e garantir que o conteúdo criado por IA não seja absorvido por outros modelos de IA são essenciais para o funcionamento do AI Studio.

O AI Studio está trabalhando com os produtores Robert Stromberg (“Malévola”) e sua empresa Secret City, Kunal Nayyar (“The Big Bang Theory”) e sua empresa Good Karma Productions, e o ex-animador da Pixar e ILM Colin Brady, enquanto explora novas ferramentas e a melhor forma de implementá-las.

O estúdio, lançado em agosto passado, aponta sua série de sucesso, “House of David”, como um exemplo de como a IA poderá ser usada no futuro.

Para a segunda temporada do épico bíblico, o diretor Jon Erwin usou IA combinada com filmagens em live-action para criar cenas de batalha, editando as duas de forma integrada para expandir o escopo das sequências a um custo menor.

— Foto: Bloomberg

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

De olho na Rota Bioceânica, Receita Federal reativa posto após 10 anos de abandono

Com a expectativa de aumento do comércio exterior, e a preparação da região para o…

Smart TV 4K LG NanoCell de 50″ tem 39% OFF na melhor oferta desde dezembro

Smart TV LG NanoCell 55NANO80TSA R$ 2.069,10 R$ 3.399,0039% OFF Prós Fidelidade de cores superior…

Idoso é encontrado morto ao lado de cama dentro de casa em Cuiabá

Politec-MT Sebastião Carlos Rodrigues, de 69 anos, foi encontrado morto dentro de sua casa na…