Sinop, 05/02/2026 17:11

Fórum Econômico Mundial investiga seu CEO por ligações com Epstein | Mundo

O Fórum Econômico Mundial iniciou uma investigação independente sobre seu CEO, Borge Brende, para esclarecer sua relação do executivo com o criminoso sexual Jeffrey Epstein, informou a organização nesta quinta-feira.

A empresa organizadora da cúpula de Davos, sediada em Genebra, afirmou estar investigando as revelações do Departamento de Justiça dos EUA que mostram que Brende teve três jantares de negócios com Epstein, além de ter se comunicado com o financista por e-mail e mensagem de texto.

“Em vista dessas interações, o Conselho Administrativo solicitou que o Comitê de Auditoria e Riscos analisasse o assunto, o qual posteriormente decidiu iniciar uma revisão independente”, afirmou a empresa em comunicado.

“Esta decisão reforça o compromisso do Fórum com a transparência e a manutenção da sua integridade”, acrescentou.

O Fórum Econômico Mundial afirmou que Brende, ex-ministro das Relações Exteriores da Noruega e CEO desde 2017, apoiou integralmente a investigação, que ele próprio havia solicitado.

Brende afirmou em comunicado que conheceu Epstein em 2018 em um jantar em Nova York para o qual havia sido convidado pelo ex-vice-primeiro-ministro norueguês Terje Rod-Larsen.

Brende afirmou ter participado de dois jantares semelhantes em 2019 com Epstein, juntamente com diplomatas e líderes empresariais, mas esses eventos, além de “alguns e-mails e mensagens SMS”, representaram toda a extensão de sua interação.

“Eu desconhecia completamente o passado e as atividades criminosas de Epstein”, disse Brende em comunicado, acrescentando que lamenta não ter realizado uma investigação mais aprofundada sobre Epstein antes de conhecê-lo.

“Se eu soubesse do passado dele, teria recusado o convite inicial para participar do encontro com Rod-Larsen, bem como quaisquer convites subsequentes para jantares ou outras comunicações”, acrescentou Brende.

Ele continuará exercendo suas funções como CEO enquanto a investigação é conduzida por consultores externos, informou a empresa.

O presidente do Fórum Econômico Mundial, Borge Brende, continuará exercendo suas funções enquanto a investigação é conduzida por consultores externos, informou a empresa — Foto: REUTERS/Yves Herman/Foto de Arquivo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Elétricos mais vendidos: BYD abre janeiro de 2026 na frente

Elétricos mais vendidos: BYD abre janeiro de 2026 na frente – Canaltech Canaltech – Notícias…

Fagundes critica corte no Fies, cobra responsabilidade do MEC e destaca avanços nas universidades públicas de MT

Assessoria Após a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, a Mato Grosso, o senador…

Capital avança na renovação do transporte coletivo com 41 novos ônibus » Esportes & Notícias

A Prefeitura de Cuiabá segue avançando na modernização do transporte coletivo urbano com a incorporação…