Sinop, 28/09/2025 09:45

saiba como ter uma cisterna de graça em casa

O governos federal e estadual firmaram acordo para garantir cisternas a famílias de agricultores, indígenas e quilombolas de Mato Grosso do Sul. O convênio do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) é de R$ 7 milhões e visa fornecer água para consumo e produções de alimentos.

Cisternas serão instaladas em áreas rurais de Mato Grosso do Sul.

O montante será disponibilizado à população por meio de editais específicos, que vão ser abertos ao longo do ano pela Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Serão atendidos pelos editais futuros famílias rurais de baixa renda e equipamentos públicos rurais, utilizando tecnologias sociais simples e de baixo custo, como cisternas de placas de 16 mil litros e sistemas pluviais multiuso.

Ao todo, em Mato Grosso do Sul serão construídas 655 cisternas por meio do convênio. Segundo o secretário-executivo de Agricultura Familiar da Semadesc, Humberto de Mello, o programa permite que o produtor tenha acesso a tecnologia social, que seria uma segunda fonte de água. “São reservatórios que comportam 16 mil litros de água, que é coletada através da chuva. Vamos desenvolver toda uma capacitação das entidades e das famílias que serão beneficiadas com o programa”.

As entidades que vão implantar a tecnologia serão selecionadas via edital. Já as cisternas serão construídas em sistema de mutirão.

“Inicialmente serão as localidades que tiveram maiores problemas com estiagem e queimadas no ano passado e municípios que decretaram situação de emergência. Então devemos atender às comunidades ribeirinhas, indígenas e os assentamentos que têm situação de acesso a água e quilombolas”.

Humberto de Mello.

Quem vai poder ter acesso aos benefícios?

Para participar do Programa Cisternas, é preciso:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Residir na área rural;
  • Não possuir abastecimento ou ter acesso precário à água de qualidade.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Força Nacional atuará em Alta Floresta e Sinop durante provas do Concurso Unificado

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou, nesta sexta-feira (26), o emprego da…

Oferta de Google AI Pro grátis para estudantes termina em poucos dias; aproveite

A oferta especial do Google AI Pro para estudantes, que garante 12 meses de acesso…

Perita diz que adolescente de 13 anos teve “satisfação” ao matar a mãe em Colíder

A perita criminal Rosangela Monteiro afirmou que a jovem de 13 anos, que matou a…