Sinop, 03/08/2025 20:20

China inicia investigação sobre carne bovina importada do Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou nesta sexta-feira (27) que tomou conhecimento da investigação iniciada pelo Ministério do Comércio da China sobre as importações de carne bovina. A iniciativa abrange todos os países exportadores de carne bovina para o país asiático, incluindo o Brasil.

A investigação aberta nesta sexta-feira (27) deverá analisar o período que compreende o ano de 2019 até o primeiro semestre de 2024. A expectativa é de que esse processo dure oito meses.

Até o momento, não há a adoção de qualquer medida preliminar, permanecendo vigente a tarifa de 12% “ad valorem” que a China aplica sobre as importações de carne bovina.

“Durante os próximos meses, e seguindo o curso e os prazos legais da investigação, o governo brasileiro, em conjunto com o setor exportador, buscará demonstrar que a carne bovina brasileira exportada à China não causa qualquer tipo de prejuízo à indústria chinesa, sendo, pelo contrário, importante fator de complementaridade da produção local chinesa”, afirma o ministério em nota.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina. Em 2024, as exportações brasileiras do produto para o país asiático superaram 1 milhão de toneladas.

“O governo brasileiro reafirma seu compromisso em defender os interesses do agronegócio brasileiro, respeitando as decisões soberanas do nosso principal parceiro comercial, sempre buscando o diálogo construtivo em busca de soluções mutuamente benéficas”, diz a nota.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ato em frente ao Choppão reúne apoiadores de Bolsonaro e críticas a Moraes e Lula

Estadão Mato Grosso Manifestantes se reuniram em frente ao tradicional restaurante Choppão, na Praça 8…

Flamengo deixa Ceará empatar, mas garante a liderança do Brasileirão

Flamengo e Ceará empataram por 1 x 1, neste domingo (3/8), na Arena Castelão, pela…

Se COP30 não for inclusiva em Belém, desejamos outro local, diz líder dos países africanos | Brasil

O presidente do grupo dos 54 países africanos, Richard Muyungi, foi o porta-voz da insatisfação…