Sinop, 28/09/2025 22:07

“Guerra comercial fortalece o acordo Mercosul e UE”, diz Alckmin

Para o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a guerra comercial pode ser um fomentador do acordo econômico entre o Mercosul e a União Europeia (UE).

“Acho que [a guerra comercial] pode fortalecer, fortalecer o multilateralismo dos acordos. É o que o mundo precisa. Precisamos de democracias sólidas e fortalecimento do multilateralismo. O acordo é bom para o Mercosul, é bom para a União Europeia. O que nós precisamos, agora, é acelerar a implantação, disse”.

A fala aconteceu durante entrevista coletiva de Alckmin a jornalistas em um evento em Campinas, nesta quinta-feira (20).

Em dezembro de 2024, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi fechado pelos países membros após mais de duas décadas de negociações.

O acordo ainda precisa ser aprovado pelas nações e deve reunir 718 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto de aproximadamente US$ 22 trilhões de dólares.

Na última terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, defenderam publicamente a implementação do acordo, com a expectativa de aprovação com o menor tempo possível.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Semana agitada, mas negativa para a soja; Argentina entra no ‘game’ e EUA avançam na colheita

O mercado brasileiro de soja encerrou a semana em baixa. Os negócios permaneceram escassos e…

Santos cede igualdade ao Bragantino em jogo de quatro gols

O Palmeiras viu sua impressionante sequência de 11 jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro chegar…

Monstro, Coração de Lutador e mais! Os lançamentos de filmes e séries da semana (28/09)

Setembro está acabando e, claro, outubro está batendo à porta. E durante essa transição de…