Sinop, 29/09/2025 12:49

Como surgiu o Carnaval e por que ele se tornou tão popular no Brasil

Uma das expressões populares mais antigas que se têm conhecimento, o Carnaval é uma das maiores celebrações do mundo, principalmente no Brasil. Mas a festa popular não surgiu em solo brasileiro, e é uma comemoração muito mais antiga do que muita gente pode imaginar.

De acordo com a Enciclopédia Britânica, o evento pode ter surgido durante o Império Romano, onde pagãos celebravam as ações do deus Saturno, enquanto os romanos católicos aproveitavam as festividades que antecediam a Quaresma, período que acontece cerca de quarenta dias antes da Páscoa.

Há registros ainda mais antigos de celebrações que se assemelhavam ao Carnaval, como as festas para a deusa Ísis no Egito Antigo; ou até comemorações para o início da primavera na Mesopotâmia.

No Brasil, os primeiros registros de comemorações semelhantes à festa que conhecemos estão datados por volta de 1530, com a chegada dos primeiros colonos portugueses na região de Pernambuco.

De acordo com o artigo “A Origem do Carnaval”, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), a comemoração pode ter surgido a partir do “entrudo”, uma brincadeira que acontecia nos três dias que antecediam a Quaresma, onde os foliões jogavam água, farinha, ovos, areia e frutas uns nos outros.

Por outro lado, escravos comemoravam sua própria versão do Carnaval com canções, danças e costumes trazidos da África, e que mais tarde, se mesclariam com tradições portuguesas para criar costumes que duram até hoje no país.

Por volta de 1830, surgiram os primeiros bailes de Carnaval do país, e foi somente em 1899 que a primeira marchinha brasileira foi composta, a famosa “Ó Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga. O samba, que é comumente associado às festividades, só foi ser inserido na celebração a partir da década de 1910, e a partir dali, tornou-se um dos ritmos mais populares do Brasil.

“O maior espetáculo da Terra”

Carrossel das Emoções foi o primeiro megabloco a desfilar no Rio de Janeiro em 2025
Carrossel das Emoções foi o primeiro megabloco a desfilar no Rio de Janeiro em 2025 • Tomaz Silva/Agência Brasil

A partir da década de 1920, a popularidade do Carnaval foi crescendo exponencialmente. Foi nessa época que surgiu o que é chamado hoje de “escola de samba“, com a agremiação “Deixa Falar”, que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro.

Após a popularização dos meios de comunicação, principalmente o rádio e a televisão, as festas se tornaram ainda mais acessíveis para todas as partes do Brasil. Festas carnavalescas tradicionais do Norte e no Nordeste do país se tornaram atrações cada vez mais famosas, atraindo turistas de todas as partes do mundo para acompanhar seus desfiles e manifestações culturais como o frevo.

Blocos de Carnaval inspirados nos antigos entrudos foram ganhando forma, se tornando uma forma de comemoração que envolve dança, fantasias e muita música. Esse tipo de expressão foi ganhando ainda mais força com o passar dos anos, e hoje atraem milhares de pessoas. O Galo da Madrugada, por exemplo, conseguiu reunir mais de 2,5 milhões de pessoas nas ruas de Recife em 2024.

Além disso, o Carnaval move o país não só na questão cultural, como também monetária. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a festa movimentou cerca de R$ 9 bilhões no setor de turismo em 2024. Além disso, a demanda de mão de obra em trabalhos temporários gerou cerca de 66.699 empregos no ano passado, e tende a crescer ainda mais em 2025.

Hoje, a festa pode ser considerada como um marco na história da população brasileira, que valoriza a diferença e importância cultural de cada região, dissemina ritmos para os mais diversos tipos de pessoas, e promove a união entre os mais distintos tipos de pessoas.

Carnaval de São Paulo terá recorde de blocos de rua em 2025

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mecânico de Lucas do Rio Verde está entre os competidores de reality show da Massey Ferguson

Odair Olson, 33 anos, morador em Lucas do Rio Verde (MT), é um dos competidores…

Popó faz novo desabafo e aponta equipe de Wand como culpada pela briga

Nesta segunda-feira (29/9), quase dois dias depois da confusão que tomou conta do Spaten Fight…

Ana Maria Braga comete gafe sobre comunidade LGBTQIA+ ao vivo

Ana Maria Braga cometeu um equívoco ao vivo durante o Mais Você desta segunda-feira (29/9).…