Sinop, 04/02/2026 21:29

  • Home
  • Super Fato MT
  • Tribunal de Justiça marca data para empossar Deosdete Cruz como desembargador – agro.mt

Tribunal de Justiça marca data para empossar Deosdete Cruz como desembargador – agro.mt

Na próxima sexta-feira (7), às 9 horas, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizará a solenidade de posse do promotor de Justiça Deosdete Cruz Júnior no cargo de desembargador. A sessão solene ocorrerá no plenário “Desembargador Wandyr Clait Duarte” (Plenário 1), localizado na sede do Palácio da Justiça, em Cuiabá. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Tribunal no YouTube.

Deosdete foi eleito pelo Quinto Constitucional destinado ao Ministério Público em sessão administrativa do Pleno do TJMT, na última quinta-feira (27 de março), na vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Guiomar Teodoro Borges.

Currículo – Deosdete Cruz Júnior é natural de Cornélio Procópio (PR), filho de Josmara Fittipaldi Cruz e Deosdete Cruz (in memorian).  

Formado em Direito pela Universidade de Cuiabá, é pós-graduado em Direito Constitucional e Direito Ambiental. Atuou perante o Ministério Público Estadual por 20 anos, exercendo o cargo efetivo de analista jurídico entre 2004 e 2005, até ser aprovado em primeiro lugar no concurso para promotor de Justiça, tomando posse em abril de 2005.

É titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, com atribuição em Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, desde 2015. Também atuou nas Promotorias de Justiça de Dom Aquino, Juscimeira, Guiratinga, Itiquira, Rondonópolis, Comodoro, Nova Mutum e Tangará da Serra.

Foi diretor de Defesa Institucional e Integração da Associação do Ministério Público Mato-grossense (AMMP), na gestão 2014-2016.

Atuou como Subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional, entre 2019 e 2023; e, entre 2023 e 2025, foi procurador-geral de Justiça do Estado. No último biênio, assumiu a função de vice-presidente para a região Centro-Oeste do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e exerceu a função de 1º vice-presidente do Conselho de Previdência do Estado de Mato Grosso. Após deixar a chefia do MPMT, passou a atuar na coordenação no Núcleo de Apoio para Recursos aos Tribunais Superiores (Nare).  

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

WhatsApp prepara restrições para atender ao ECA Digital

O WhatsApp prepara um novo conjunto de restrições de privacidade voltadas especificamente para crianças e…

Sesc anuncia vagas de emprego com salários de até R$ 10 mil em Cuiabá e Rondonópolis

Assessoria O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) está com inscrições abertas para o preenchimento de…

Manchester City atropela Newcastle e avança para final na Copa da Liga

O Manchester City venceu o segundo jogo da semifinal pela Copa da Liga Inglesa, contra…