Sinop, 04/02/2026 22:53

“Proibir Carnaval por 4 anos é radical e inviável”

Conteúdo/ODOC – O deputado estadual Júlio Campos (União) se manifestou contra o projeto apresentado pelo vereador Rafael Ranalli (PL), que propõe a proibição de investimentos públicos em festas carnavalescas pelos próximos quatro anos em Cuiabá. Para Campos, a medida é “radical” e desconsidera a importância cultural da festa para a capital e para Mato Grosso.

“Não pode o radicalismo. O vereador Ranalli está sendo um pouco radical ao querer proibir nos quatro anos. Isso é inviável, porque a Secretaria de Cultura existe para incentivar os eventos culturais, e o Carnaval faz parte da cultura brasileira, faz parte da cultura cuiabana, mato-grossense”, afirmou o deputado.

Campos ressaltou a tradição do Carnaval de rua em Cuiabá e pontuou que, mesmo diante de dificuldades financeiras, a festa não deve ser interrompida. “Este ano, até com uma crise econômica e financeira que aflora nas duas cidades, não ter o aporte financeiro do governo municipal é muito complicado”, destacou.

O parlamentar também frisou que outros representantes já estão contribuindo para manter a festa viva. “O governo do Estado está apoiando, o deputado Beto Dois a Um já destinou emendas, outros deputados estão ajudando, e não há por que encerrar isso”, afirmou.

Como gesto de apoio, Júlio Campos garantiu um aporte pessoal para o tradicional Carnaval da Praça da Mandioca, que acontece há mais de cinco décadas. “Eu mesmo já acertei com aquele pessoal ali da Praça da Mandioca, que é um carnaval tipo tradicional, que não tiveram apoio nenhum, que eu vou aportar um recurso pessoal para ajudar a ter este ano, para ter uma orquestra tocando ali, porque isso não pode ser proibido”, finalizou.

A proposta de Ranalli ainda será discutida na Câmara Municipal, mas já provoca intensos debates sobre o equilíbrio entre responsabilidade fiscal e a valorização da cultura popular.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Senado cria GT em meio a críticas da FPA ao acordo Mercosul-UE

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (4), a criação de…

Logitech anuncia G325 Lightspeed como headset custo-benefício

Logitech anuncia G325 Lightspeed como headset custo-benefício – Canaltech Canaltech – Notícias de Tecnologia, Ciência…

TSE nega recurso do MPE e encerra processo de cassação contra Chico Gamba e Robson Quintino

O Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou seguimento ao Recurso…