Sinop, 01/08/2025 00:04

Como observar o eclipse total lunar desta sexta (14)?

Um eclipse total lunar acontecerá na madrugada da próxima sexta-feira (14) e será visível de todo o Brasil. O último evento deste tipo até 2029 é denominado Lua de Sangue, quando o satélite natural parece avermelhado para quem assiste da superfície da Terra.

De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse total começara às 3h26, atingirá seu máximo às 3h58 e terminará às 4h31, com o pôr da lua. O órgão fará a transmissão do fenômeno ao vivo pelo canal do Youtube a partir das 0h30.

Durante o evento, em que a Terra bloqueará a luz solar que atinge a Lua, o satélite irá adquirir um tom avermelhado. No total, o eclipse durará 6 horas e três minutos, e a fase em que parece ter a cor vermelha, uma hora e cinco minutos.

Saiba como observar o eclipse

O fenômeno poderá ser visto a olho nu em todo o território brasileiro se as condições meteorológicas estiverem favoráveis e o céu não estiver nublado.

Diferentemente do eclipse solar, a boa notícia é que para acompanhar o eclipse lunar não é necessário nenhum tipo de precaução.

Uma dica importante é procurar locais com boa visibilidade para o leste — onde o Sol nasce —, porque quando a Lua surgir no céu, o eclipse já estará em andamento. Isso acontece porque os eclipses lunares ocorrem durante a Lua Cheia, e esse tipo de Lua nasce quando o Sol se põe.

Quem estiver em uma região com pouca visibilidade também pode recorrer à transmissão ao vivo do Observatório Nacional, que acontece a partir das 0h30, no horário de Brasília.

Vai ter eclipse em 2025? Veja calendário dos fenômenos

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Evento promove encontro entre mentes inquietas e soluções transformadoras

Assessoria O TEDx Cuiabá está de volta com sua oitava edição no Mato Grosso, reunindo…

No Maracanã, Galo vence Flamengo em jogo de ida da Copa do Brasil

Nesta quinta-feira (31/7), o Atlético-MG venceu o Flamengo por 1 x 0, no Maracanã, em…

Camila Fremder revela confusão com podcast: “Minha versão da história”

Camila Fremder, apresentadora do podcast É Noia Minha?, participou de outro podcast como convidada por…