Sinop, 05/02/2026 23:53

Governo lança plataforma para saque de antigo Fundo Pis/Pasep

Uma plataforma lançada pelo Ministério da Fazenda vai ajudar na consulta e acesso a cotas do antigo fundo PIS/Pasep, extinto em abril de 2020. É o sistema de ressarcimento de valores do extinto PIS/Pasep, o Repis Cidadão, que vai auxiliar quem trabalhou com carteira assinada como servidor público entre 1971 e 1988 e não sacou o dinheiro.

São 10, 5 milhões de pessoas nessa situação, e o valor esquecido chega a R$ 26 bilhões. Segundo a Fazenda, os primeiros ressarcimentos serão pagos no próximo dia 28 de março. Para acessar o Repis Cidadão, o trabalhador ou herdeiro precisará ter conta no portal gov.br, nível prata ou ouro.

A plataforma vai unificar as informações para a retirada do dinheiro, com orientações específicas para os beneficiários. Além da nova página repiscidadao.fazenda.gov.br, a consulta continua a ser feita no aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal. Em 2020, o fundo foi extinto e os recursos transferidos para a conta do FGTS em nome do trabalhador.

Em vez de ir a uma agência bancária, bastava o titular ou herdeiro requerer o dinheiro por meio do aplicativo, que transferia o saldo para qualquer conta bancária indicada pelo beneficiário. Na verdade, o saque das cotas do fundo PIS/Pasep começou em 2017, mas era restrito a pessoas com mais de 60 anos.

*Com informações da Agência Brasil


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Fiscalização da Sefaz apreende mercadorias avaliadas em mais de R$ 2,4 milhões

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), por meio da equipe do Posto Fiscal…

BBB 26 aposta em ‘Duelo de Risco’ na dinâmica da semana; entenda

Tadeu Schmidt anunciou nesta quinta-feira (5), novas informações sobre a dinâmica da semana do BBB…

Projeto reduz idade mínima para aposentadoria especial de mineiros de carvão

O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou que o rombo causado…