Sinop, 06/02/2026 05:58

Produção industrial fica estável em janeiro, após três meses de baixa

A produção industrial nacional teve variação nula na passagem de dezembro de 2024 para janeiro de 2025. O resultado interrompe três meses de taxas negativas consecutivas.

Na comparação com janeiro de 2024, houve avanço de 1,4%. Em 12 meses, a indústria brasileira acumula expansão de quase 3%. As informações estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (11) pelo IBGE.

Em janeiro, três das quatro grandes categorias econômicas e 18 das 25 atividades pesquisadas mostraram avanço na produção, como detalha André Macedo, gerente do levantamento.

“Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram assinaladas por máquinas, equipamentos e veículos automotores, reboques e carrocerias. Nesse mês, a primeira atividade foi impulsionada pela maior produção de máquinas e equipamentos para a construção, para o setor agrícola e para fins industriais, tanto os seriados como os não seriados, e eliminou o recuo de 2,1% verificado em dezembro de 2024. Já a indústria automobilística, que volta a crescer após registrar perda de 13,2% nos dois últimos meses de 2024, foi impulsionada pela maior produção de automóveis e autopeças”.

Por outro lado, entre as seis atividades que apontaram queda na produção, o principal impacto negativo veio das indústrias extrativas, com recuo de 2,4%.

Com esse resultado, a produção industrial brasileira se encontra 1,3% acima do patamar pré-pandemia, mas ainda está 15,6% abaixo do nível recorde, alcançado em maio de 2011.


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Avanço dos casos de câncer acende alerta para prevenção e cuidado com a saúde

Assessoria O crescimento dos casos de câncer no Brasil reforça a urgência da prevenção e…

Jorge & Mateus, Zayn e mais: confira as novidades musicais da semana

Do pop ao sertanejo, o fim de semana traz parceria de Jorge & Mateus com…

Colisão entre duas carretas provoca incêndio de grandes proporções e deixa um morto em Matupá

“As chamas tomaram conta da rodovia e uma densa cortina de fumaça pôde ser vista…