O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, José Pedro Serafini (MDB), anunciou hoje que a licitação para a construção do Mercado Municipal deverá ser lançada ainda neste ano, com previsão para o segundo semestre. O projeto, que contará com um investimento de R$ 9 milhões, visa proporcionar um espaço dedicado para feirantes da cidade, onde serão comercializados produtos como queijo, salames, frango, hortifrúti, derivados e até uma praça de alimentação para atender a população.
“Este não será um Ceasa, que envolve grande movimentação, mas sim um mercado público municipal, com cerca de 150 boxes voltados para produtores de agricultura familiar. Além disso, teremos uma praça de alimentação que atenderá as necessidades da comunidade local”, explicou o secretário Serafini.
O processo já está em andamento e, de acordo com o secretário, no próximo mês será dado início à fase de protocolo do projeto executivo no Ministério da Agricultura. A análise do projeto deve levar cerca de seis meses. O prefeito Roberto Dorner (PL) está empenhado em acelerar o processo e, segundo Serafini, a expectativa é de que a ordem de serviço seja emitida ainda este ano, com a inauguração prevista para o próximo ano.
Serafini destacou ainda que o prefeito foi responsável por garantir os recursos necessários para a obra, que totalizam R$ 9 milhões. Com o projeto agora registrado, podem ser feitos ajustes antes da aprovação final. Após essa fase, a prefeitura dará início à licitação para a construção do mercado.
“O município está garantindo a área necessária, e com tudo isso já definido, esperamos que o processo tramitar de forma mais ágil”, concluiu o secretário.
A construção do Mercado Municipal promete ser um importante ponto de comercialização para os produtores locais, além de contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade e para o fortalecimento da agricultura familiar.