O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início, nesta terça-feira (25), à análise sobre o recebimento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados pela tentativa de golpe de Estado em 2022.
A Procuradoria-Geral da República (PGR), responsável pela denúncia, apresentou seus argumentos durante a sessão. Entre as acusações estão golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano qualificado ao patrimônio público.
O julgamento está em fase inicial, e a decisão da Turma determinará se o processo segue para investigação e o ex-presidente vira réu ou é arquivado.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria e rejeitou um pedido da defesa de Jair Bolsonaro para que o caso envolvendo o ex-presidente fosse analisado pelo Plenário da Corte.
Os advogados argumentaram que os ministros da Turma — Cristiano Zanin e Flávio Dino — poderiam ter parcialidade no julgamento. O STF, no entanto, negou o recurso, mantendo o processo sob responsabilidade dos ministros.

O caso é considerado um dos mais graves sob análise do STF, envolvendo alegações de atentado contra a democracia brasileira.