Sinop, 06/02/2026 16:32

  • Home
  • Geral
  • Programa Tolerância Zero dobra as perícias em celulares 

Programa Tolerância Zero dobra as perícias em celulares 

Nos últimos quatro meses, entre dezembro de 2024 e março de 2025, o Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas duplicou o número de perícias em aparelhos celulares, chips e outros componentes eletrônicos apreendidos em unidades prisionais e operações das polícias Civil de Militar em todas as regiões de Mato Grosso.

“Saltamos de uma média de 120 para 200 a 250 aparelhos periciados ao mês”, informa o diretor geral da Politec-MT, Jaime Trevizan Teixeira. Conforme Trevizan, também cresceu o número de perícias em outros produtos, como drogas, em função do aumento das apreensões.

Trevizan destaca que o serviço de perícia em celulares, que antes era realizado no horário regular do expediente do serviço público, passou a funcionar 24hs. Essa mudança está permitindo, por exemplo, que mais aparelhos apreendidos com suspeitos de crimes sejam submetidos à perícia.

Para otimizar o trabalho da perícia e subsidiar as investigações criminais com provas técnico-científicas, a Polícia Civil, responsável pelas investigações, e a Politec definiram algumas prioridades no serviço pericial dos celulares.

Os equipamentos apreendidos com suspeitos de integrar ou liderar facções tem prioridade, segundo Jaime Trevizan.

Em quatro meses, de dezembro de 2024 a março de 2025, em 216 operações realizadas nos 41 presídios o Programa Tolerância Zero apreendeu 1.754 celulares e 734 chips, conforme dados do balanço apresentado nesta segunda-feira(24.03) pela Secretaria de Justiça(Sejus).

Já as polícias Militar e Civil apreenderam 16,1 toneladas de droga, 164% a mais que no mesmo período referenciado no balanço geral do Tolerância Zero divulgado pelo Governo do Estado.

Fonte: Governo MT – MT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Atualização do Windows 11 causa quedas de desempenho e bugs em jogos, alerta Nvidia

A Nvidia recomendou a desinstalação de uma atualização recente do Windows 11 como forma de…

Exploração de madeira em Mato Grosso está proibida até 1º de abril

Até o dia 1º de abril está proibida a exploração florestal sustentável em Mato Grosso.…

Suspeito de matar caminhoneiro em Sinop deve se apresentar à polícia, afirma DHPP

O acusado de assassinar o caminhoneiro Filipe Vanderlei Dahmer, de 35 anos, deve se entregar…