Sinop, 06/02/2026 08:30

Caixa firma acordos com Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente

A Caixa assinou, nesta terça-feira (1), acordos com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA) que abrangem a realização de uma chamada pública do Fundo Socioambiental (FSA) da Caixa para recuperação de áreas degradadas e a implementação de políticas públicas voltadas às agendas ambiental e climática.

Acordos MDA e MMA

Com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Caixa vai realizar um edital de chamada pública do FSA no valor de R$ 50 milhões para promover a recuperação de áreas degradadas para fins produtivos, apoiando a regularização ambiental da agricultura familiar, contribuindo para a geração de renda das comunidades locais e o aumento da capacidade de produção de alimentos saudáveis e produtos da sociobiodiversidade.

O edital está previsto para ser divulgado dia 30 de abril e contemplará inicialmente projetos dos estados do Mato Grosso (MT), Pará (PA), Maranhão (MA), Acre (AC) e Rondônia (RO).

A parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima tem como foco a estruturação de programas, ações e iniciativas de promoção de políticas ambientais e climáticas. As instituições se apoiarão na implementação de políticas públicas nas seguintes agendas:

  • promoção da bioeconomia;
  • conservação da biodiversidade e restauração de ecossistemas naturais;
  • desenvolvimento socioambiental de povos e comunidades tradicionais;
  • gestão de resíduos sólidos e economia circular;
  • gestão da qualidade do ar;
  • gestão ambientalmente adequada de substâncias químicas;
  • mitigação e adaptação climática;
  • combate ao desmatamento;
  • promoção da educação ambiental

Os acordos marcam o início da “Jornada Caixa Rumo à COP 30″, um conjunto de iniciativas que será realizado até a conferência do clima em novembro e que realça os valores e a estratégia corporativa do banco, envolvendo a construção de uma sociedade sustentável, inclusiva e diversa, com responsabilidade social e ambiental.

O evento contou com as participações do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da secretária-executiva adjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Anna Flávia de Senna Franco, e do presidente da Caixa, Carlos Vieira.

“A Caixa busca cada vez mais se posicionar na sociedade como uma instituição que concede crédito sustentável. O Brasil está cuidando da preservação dos recursos naturais e nós vamos continuar atuando com ações práticas como essas que anunciamos aqui hoje”, disse Carlos Vieira.

O ministro Paulo Teixeira afirmou que o governo, com apoio da Caixa, está promovendo uma transformação das políticas públicas voltadas à agricultura familiar, em um modelo de produção de alimentos que respeita o meio ambiente. “Esse acordo vai ser vital para a promoção de uma agricultura familiar mais forte, que colabora fundamentalmente para a segurança alimentar no país. A Caixa é uma grande parceira”, declarou o ministro.

A secretária-executiva adjunta Anna Flávia reforçou que a adoção de uma agenda sustentável no país de políticas voltadas para a preservação do meio ambiente. “É uma alegria ver uma instituição como a Caixa com compromissos tão firmes e sólidos em relação ao meio ambiente e a uma sociedade mais sustentável. São passos importantes que fortalecem o caminho rumo à COP30″, ressaltou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

primeiro eclipse solar de 2026 ocorre em pleno Carnaval

O céu de fevereiro reserva um espetáculo astronômico logo na abertura do ano: o Eclipse…

Apple planeja novas categorias de produtos baseados em IA, diz Tim Cook

Apple planeja novas categorias de produtos baseados em IA, diz Tim Cook – Canaltech Canaltech…

Escolas de tempo integral iniciam 2026 com acolhimento para mais de 18 mil estudantes

As 96 escolas de tempo integral da rede estadual de ensino deram início ao ano…