Sinop, 06/08/2025 06:49

  • Home
  • Destaques
  • Profissionais de saúde de Nova Mutum/MT são capacitados pela SES para enfrentamento da chikungunya e vírus respiratórios

Profissionais de saúde de Nova Mutum/MT são capacitados pela SES para enfrentamento da chikungunya e vírus respiratórios

Wesley Moreno/PowerMix

Nova Mutum/MT

Cerca de 100 profissionais da saúde de Nova Mutum/MT participaram, nesta segunda e terça-feira (26 e 27), de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), com foco no enfrentamento à chikungunya e aos vírus respiratórios.

A formação foi realizada por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), e atendeu a um pedido da Prefeitura local ao Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-ArboVR). A medida foi motivada pelo aumento de casos dessas infecções virais no município.

Foram organizadas três turmas, envolvendo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e demais profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Segundo Menandes Alves de Souza Neto, técnico responsável pelo CIEVS, Nova Mutum apresenta uma taxa de hospitalização acima da média estadual, o que pode estar ajudando a evitar o agravamento clínico dos pacientes, mesmo com o aumento de casos de chikungunya e vírus respiratórios. A cidade não registrou óbitos por dengue ou chikungunya em 2025, apesar da alta incidência.

Durante a capacitação, foram repassadas ferramentas práticas de vigilância, diagnóstico e manejo clínico, apresentadas pelos técnicos do CIEVS, entre eles o médico Roney Dias Damasceno e a analista de sistemas Tatiana Helena Belmonte.

Divulgação

Saúde

 

Os dados atualizados do Painel de Arboviroses da SES apontam que Mato Grosso já registrou, em 2025, 35.658 casos e 54 óbitos por chikungunya, além de 20.772 casos e 14 óbitos por dengue. Em Nova Mutum, são 148 casos de chikungunya e 503 de dengue no mesmo período.

O COE-ArboVR foi criado em 14 de março de 2025 e atua de forma integrada, reunindo gestores de diversas áreas para otimizar a resposta às emergências em saúde pública causadas por arboviroses e vírus respiratórios.

Na última reunião do comitê, ocorrida na sexta-feira (23), foi confirmada uma redução dos casos de arboviroses no estado, porém com alta na incidência de vírus respiratórios e um alerta sobre o aumento nas hospitalizações, especialmente em UTIs, com permanência mais longa dos pacientes.

PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA… – CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK – INSTAGRAM

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia encontra maconha, haxixe e cocaína em mochila abandonada no DF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apreendeu uma mochila com grande quantidade de drogas…

Saiba por que MC Livinho deixou a Dança dos Famosos

MC Livinho não seguirá no Dança dos Famosos, do Domingão com Huck, da TV Globo.…

11 pessoas são presas por embriaguez durante Festival de Inverno

Onze pessoas foram presas por embriaguez ao volante durante a Operação Lei Seca, realizada na…