Sinop, 29/09/2025 14:22

  • Home
  • Super Fato MT
  • Prefeitura alerta sobre prejuízos de descarte irregular em áreas públicas

Prefeitura alerta sobre prejuízos de descarte irregular em áreas públicas

A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande alerta à população sobre os prejuízos causados pelo descarte irregular de resíduos sólidos em áreas públicas, terrenos baldios e vias da cidade. São cada vez mais frequentes os registros de materiais como restos de obras, móveis velhos, eletrodomésticos e outros resíduos, até de tecnologia, sendo jogados em locais inapropriados, causando transtornos, poluição e riscos à saúde pública.

O descarte inadequado configura crime ambiental, conforme prevê a Lei Estadual nº 12.879, de 23 de maio de 2025. Quem for flagrado pode ser multado em até R$ 5 mil, além de responder por crime ambiental. A legislação também garante recompensa para quem denunciar esse tipo de ação, desde que apresente provas que ajudem a identificar os responsáveis.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

A Prefeitura disponibiliza canais oficiais para recebimento de denúncias:

• Disque Denúncia da Prefeitura: (65) 3688-8009

• Fiscalização Ambiental:

E-mail: [email protected]

WhatsApp: (65) 98464-7809

Além disso, a Prefeitura reforça que empresas contratadas para o recolhimento de entulhos devem estar devidamente credenciadas e cumprir as normas de destinação correta dos resíduos.

A Secretaria de Serviços Públicos também mantém um calendário regular de coleta de lixo e entulhos, que deve ser respeitado pelos moradores. O descarte de resíduos volumosos fora das datas previstas prejudica o serviço de limpeza urbana e pode gerar penalidades. O morador deve sempre verificar os dias corretos da coleta em sua região antes de colocar materiais nas calçadas ou vias públicas.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz, reforça a importância da participação da comunidade: “Nosso objetivo é manter Várzea Grande limpa, organizada e com qualidade de vida para todos. Mas isso só é possível com a colaboração dos moradores. Denunciar o descarte irregular e seguir o calendário oficial de coleta são atitudes simples que fazem toda a diferença para o bem coletivo.”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Que dia a morte de Odete Roitman vai ao ar em Vale Tudo

Muito em breve, os fãs irão finalmente descobrir qual é o destino que Manuela Dias…

paralisação nos EUA e feriado na China devem afetar os preços

Os preços do milho seguiram em queda ao longo da semana passada, pressionados pela maior…

Comissão debate proteção legal da bacia do rio Tapajós

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a PEC da Segurança Pública (PEC…