Sinop, 26/01/2026 09:08

Japão suspende importações de produtos avícolas de Goiás e Mato Grosso

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nota na noite desta terça-feira (17) em que informa que o governo do Japão suspendeu temporariamente as importações de carne de aves provenientes dos municípios de Santo Antônio da Barra, em Goiás, e Campinápolis, em Mato Grosso.

Além disso, foram bloqueadas as compras de ovos férteis e pintos de um dia de todo o território dos dois estados.

De acordo com a pasta, a decisão segue o protocolo sanitário de regionalização estabelecido entre os dois países e ocorre após a confirmação de focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves de subsistência nos dois municípios citados.

“A comercialização de produtos avícolas com os demais estados brasileiros por parte do Japão segue normalmente. O Mapa reforça que o consumo e a exportação de carne de aves e demais produtos avícolas brasileiros permanecem seguros”, diz a nota do Ministério.

Vale lembrar que nesta quarta-feira (18), o Brasil completa 28 dias sem nenhum novo caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em criação comercial e pode, no mesmo dia, se declarar livre da doença à Organização Mundial da Saúde Animal (Omsa).

A contagem do vazio sanitário se iniciou após a desinfecção da granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde o primeiro foco da doença foi identificado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Siri com tecnologia do Gemini será anunciada em breve, revela portal

Siri com tecnologia do Gemini será anunciada em breve, revela portal – Canaltech Canaltech –…

Corpo de Bombeiros combate incêndio em depósito abandonado em Várzea Grande

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu a uma ocorrência de incêndio…

Bilheteria Digital orienta como transferir ingressos adquiridos para a Supercopa

Flamengo e Corinthians vão decidir quem ficará com a primeira taça do futebol brasileiro na…