Sinop, 26/01/2026 07:37

Rondon: na selva sim, no trono não!

Desde seus primeiros anos a serviço do Exército em Mato Grosso, Marechal Cândido Rondon demonstrou que seu destino era servir à pátria não ao poder.
Já em 1890, quando foi nomeado chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso, e novamente em 1892, ao assumir a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas, Rondon teve oportunidades de ingressar na política local e até ser nomeado governador, graças às boas relações que mantinha com a nascente República.
Preferiu os fios telegráficos e o sertão aos palácios do poder, uma escolha que marcaria toda a sua trajetória.
Em 1915, quando as elites políticas mato-grossenses se digladiavam em disputas separatistas entre o sul e o norte do estado, Rondon surgiu como um nome de consenso, conciliador e pacificador. A indicação contava com o apoio do próprio presidente Wenceslau Braz.
Ao declinar do convite, declarou com firmeza:“Não trocarei a missão de unir os brasileiros pelos fios do telégrafo pelo jogo da política que os divide.”
Com sua recusa, o presidente nomeou o general Caetano de Albuquerque para governar o Estado de 1915 a 1918.
Dois anos depois, em 1917, a história se repetiu. Rondon foi novamente convidado pelos partidos locais e pelo Presidente para ser governador de consenso, desta vez tendo como adversário Dom Aquino Corrêa, o influente arcebispo de Cuiabá.
Rondon recusou mais uma vez. E, mesmo fora da disputa, movimentou-se contra a candidatura clerical.
Das profundezas do sertão, onde instalava linhas telegráficas, enviou telegramas que sacudiram o país:“Um governo clerical seria a morte do progresso”, denunciou, classificando a candidatura como “incompatível com os princípios republicanos.”
A reação foi feroz. O jornal A Cruz, de Cuiabá, porta-voz dos inter…

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Luverdense empata com o Primavera fora de casa e segue no pelotão intermediário do Estadual

Luverdense e Primavera ficaram no empate em 0 a 0 na noite deste domingo, no…

Moradores da Groenlândia recorrem a apps para boicotar produtos dos EUA

Dinamarqueses adotam apps que indicam produtos estadunidenses (imagem: reprodução/Made O’Meter) Resumo Aplicativos projetados para identificar…

Homem é encontrado morto após carro cair em rio na zona rural de Guarantã do Norte

O corpo de um homem de 41 anos foi localizado na manhã de domingo (25)…