Sinop, 26/01/2026 04:55

  • Home
  • Negócios e Finanças
  • Copom encerrou ciclo ‘muito bem’ ao tentar evitar debate antecipado sobre cortes de juros, diz Warren | Finanças

Copom encerrou ciclo ‘muito bem’ ao tentar evitar debate antecipado sobre cortes de juros, diz Warren | Finanças

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central encerrou o ciclo “muito bem” e com uma comunicação clara na decisão desta quarta-feira, que elevou a Selic em 0,25 ponto percentual, para 15% ao ano. “Se ele não entregasse uma alta de 0,25 ponto, teria encerrado mal, porque o mercado questionaria. Ele sinalizou verbalmente que deseja encerrar o ciclo, entregou a alta e adotou um comunicado que foi muito duro”, diz o chefe de estratégia macro e dívida pública da Warren Investimentos, Luis Felipe Vital. “Foi uma pausa ‘hawkish’ [dura], em que o Copom sinaliza que está parando de subir o juro, mas ameaça voltar a elevar caso tudo não saia como o planejado.”

Na visão de Vital, o principal ponto de preocupação do Copom foi o de não parecer fraco em um fim de ciclo, “ou já na sexta-feira o mercado começaria a precificar cortes”. “Com a indicação que não hesitará em fazer novos ajustes, ele tenta evitar que o mercado antecipe o debate sobre redução de juros por garantir que ficará com as taxas elevadas por bastante tempo”, afirma o estrategista.

Ele, inclusive, acredita que pode revisar a projeção para o início do ciclo de flexibilização monetária. No momento, a Warren trabalha com cortes nos juros que começam no primeiro trimestre do ano que vem. “Agora, talvez isso só ocorra no segundo trimestre de 2026, porque o BC mostrou muita disposição em manter os juros altos por bastante tempo. Se seguirmos a receita de 2015 ou a de 2022, seriam de sete a nove reuniões com a Selic parada.”

“Não significa que o BC está refém do mercado, mas sim que precisa convencer o mercado sobre sua estratégia para que os juros elevados não percam eficiência”, diz Vital. “Se a comunicação está clara de que os juros ficarão parados por bastante tempo e o mercado não precifica antecipadamente, o instrumento fica mais forte. É o que BC está tentando fazer ao evitar discussões antecipadas sobre cortes de juros.”

Luis Felipe Vital, da Warren: Copom sinaliza que está parando de subir juro, mas ameaça voltar a elevar caso tudo não saia como planejado — Foto: Ana Paula Paiva/Valor

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Marido de Larissa Manoela admite frase grave contra Ana Paula e toma atitude

O ator André Luiz Frambach, marido da atriz Larissa Manoela, pediu desculpas por um comentário…

Primeiro animal recebido pelo centro de triagem em 2026 é devolvido à natureza

Foto: Divulgação/Ibama O primeiro animal recebido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do…

TV Samsung Vision AI Neo QLED 55” surge em promoção por até 10x sem juros

Smart TV Samsung Neo QLED QN55QN70FAGXZD R$ 3.510,14 R$ 4.899,0028% OFF Oferta encerrada <!– Notifique-me…