Um porta-voz militar israelense afirmou nesta quinta-feira (19) que os militares atacaram instalações nucleares em Bushehr, Isfahan e Natanz, e continuaram a atacar outras nas últimas horas. Bushehr é a única usina nuclear em operação do Irã, localizada na costa do Golfo.
O exército israelense afirmou também ter atacado a usina nuclear de Khondab, perto da cidade central de Arak, no Irã, durante a noite. A mídia iraniana noticiou que dois projéteis atingiram uma área próxima à instalação. Não houve relatos de ameaças de radiação.
Os israelenses afirmaram ter atingido um local na área de Natanz, que, segundo ele, contém componentes e equipamentos especializados usados para promover o desenvolvimento de armas nucleares.
O Irã sempre negou planejar construir uma arma atômica e afirma que seu programa nuclear tem fins pacíficos. Presume-se que Israel possua um arsenal nuclear próprio, embora não confirme nem negue isso.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que os militares receberam instruções para intensificar ataques a alvos estratégicos em Teerã com o objetivo de eliminar a ameaça a Israel e desestabilizar o “regime dos aiatolás”.
O Irã revidou os ataques e um míssil atingiu um hospital no sul de Israel. De acordo com a agência de notícias estatal IRNA, o país alegou que tinha como alvo um local militar e que a “onda de choque” do míssil atingiu o hospital.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia