Sinop, 27/01/2026 05:40

‘Cogumelos da Gi’ aposta na agroindústria e mira exportação

Em São Lourenço da Serra, uma cidade charmosa, a 58 km de São Paulo, com pouco menos de 16 mil habitantes, existe uma história bem bacana de uma produtora rural que rompe barreiras e começa a ganhar espaço no empreendedorismo. 

Gisele de Camargo, produtora, sócia-proprietária da empresa ‘Cogumelos da Gi’, trilha um caminho de resiliência, transformação e inovação dentro do agronegócio. 

Tudo começou de forma simples: Gisele e o marido cultivavam cogumelos shimeji na cidade, atendendo principalmente o mercado local.

“A gente produzia umas 5 toneladas por mês. Além de vender direto, a gente também fornecia para pequenos produtores que complementavam suas entregas com os nossos cogumelos”, lembra ela.

Portfólio diversificado à base de cogumelos. Foto: Arquivo Pessoal

Virada de chave na pandemia

Mas aí veio a pandemia e, como para muita gente, os desafios bateram forte. Com dificuldade para escoar os cogumelos frescos, era preciso se reinventar — e rápido. 

Foi assim, que surgiu a ideia de transformar os cogumelos: “começamos a desenvolver produtos à base de cogumelos. Hoje temos um portfólio diversificado com antepastos, hambúrguer, churrasco, almôndega e outros itens”, explica Gisele. 

Nesse processo, ela e o marido tiveram o apoio do Sebrae. “O Sebrae foi fundamental. Ajudou muito na estruturação do negócio e na melhoria dos produtos.”

Com o tempo, eles perceberam que vender cogumelos frescos não era mais tão viável financeiramente. Foi então que veio uma nova decisão: encerrar a produção própria e começar a comprar de pequenos produtores da região.

“Assim como já me ajudaram lá atrás, agora eu faço questão de ajudar também. A gente fortalece a rede, mantém a produção viva no Vale do Ribeira e todo mundo cresce junto”, diz Gisele, cheia de orgulho dessa nova fase, empreendedora.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

A convite do Sebrae, Gisele já levou seus produtos para feiras e eventos de grande porte. Além disso, as conversas para exportação estão a todo vapor.

“Estamos conversando com o Sebrae e outras instituições para estruturar direitinho essa parte de exportação. Já temos conversas avançadas, inclusive com gente dos Estados Unidos”, revela.

Dessa forma, a meta está bem definida: colocar os produtos da empresa ‘Cogumelos da Gi’ nas prateleiras do mercado nacional e também mundo afora.

“A ideia que nasceu em São Lourenço da Serra, hoje quer conquistar o Brasil e o mundo. Abrir porteiras, com certeza”, finaliza a produtora com sorriso no rosto e cheia de esperança. 

Quer conhecer mais sobre essa história inspiradora? Acesse aqui e confira os detalhes dessa jornada cheia de sabor, coragem e muito empreendedorismo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Messias atua como conselheiro após emplacar novo ministro da Justiça

Um dos principais fiadores da ida do jurista Wellington Lima para o comando do Ministério…

Palpites para Atlético-MG x Palmeiras: Análises e Onde Assistir (28/01/2026)

* Conteúdo comercial para maiores de 18 anos. Jogue com responsabilidade. Jogo grande logo na…

Max acompanha a agenda do governo do Estado em 13 municípios da região do Araguaia

Rodrigo Prates O deputado estadual Max Russi, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT),…