Sinop, 27/01/2026 02:08

  • Home
  • Super Fato MT
  • Homem cai em golpe com reconhecimento facial e tem celular invadido em Alta Floresta

Homem cai em golpe com reconhecimento facial e tem celular invadido em Alta Floresta

Um morador de Alta Floresta, de 59 anos, procurou a Polícia Militar na manhã de quinta-feira (19) após ser vítima de um golpe envolvendo o uso indevido do reconhecimento facial. O caso foi registrado por volta das 10h30.

Segundo o relato, a vítima recebeu uma ligação via WhatsApp de uma pessoa que se passou por funcionário de uma empresa local. O suposto representante solicitou que o homem fizesse um reconhecimento facial, alegando que seria utilizado em uma campanha publicitária da empresa.

Logo após realizar o procedimento, o aparelho celular da vítima um smartphone Motorola, teve a tela escurecida e ficou completamente inacessível. Sem conseguir recuperar o controle do dispositivo, o homem foi surpreendido posteriormente por um vizinho, que o alertou sobre anúncios suspeitos em seu nome circulando em aplicativos e redes sociais, oferecendo objetos à venda.

A vítima negou ter feito qualquer publicação ou anúncio e procurou a polícia para registrar o boletim de ocorrência e resguardar seus direitos. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde será investigado como possível crime de estelionato virtual.

A Polícia alerta para que os cidadãos redobrem a atenção com chamadas de vídeo suspeitas, especialmente aquelas que solicitam dados sensíveis ou procedimentos de reconhecimento facial.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Produção de aço dos EUA supera a do Japão pela primeira vez em 26 anos | Mundo

A produção de aço bruto dos Estados Unidos ultrapassou a do Japão em 2025 pela…

Mutirão da Justiça Eleitoral em Barra do Garças busca 7,3% da população sem cadastro biométrico » Esportes & Notícias

O município de Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá) receberá um mutirão de atendimento da Justiça Eleitoral, entre…

Mulher é estrangulada na frente do filho de 2 anos após ex invadir casa na zona rural

“Ele apertou meu pescoço com as duas mãos e disse que eu seria obrigada a…