Emanoele Daiane | Secom Cuiabá
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) promoveu no auditório da pasta, a formação “ProFISC – Denúncia WEB”, voltada aos agentes de regulação e fiscalização, gestores do novo sistema e demais servidores envolvidos no atendimento de denúncias. O objetivo do encontro foi alinhar procedimentos, atualizar práticas legais e capacitar os fiscais para o uso da nova plataforma digital de denúncias, disponível no site https://sorp.cuiaba.mt.gov.br.
Sob a liderança da secretária Juliana Palhares, a reformulação do canal de atendimento representa um avanço significativo em agilidade, precisão e transparência na gestão das demandas da população. O novo sistema substitui o antigo Disque-Denúncia (3616-9614), que funcionava apenas via WhatsApp, e agora permite ao cidadão registrar, com detalhes e de forma georreferenciada, situações como descarte irregular de lixo, queimadas urbanas, obras irregulares, limpeza de terrenos baldios e desocupação de áreas públicas ou protegidas.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A diretora de Atividades Ambientais e Urbanísticas da SORP, Kelly Barros, destacou os ganhos para a sociedade. “O cidadão é o autor da própria denúncia. Ele descreve com precisão a irregularidade, aponta o local exato no mapa e ainda pode anexar fotos, vídeos e áudios. Isso facilita a atuação do fiscal, otimiza o tempo de atendimento e torna o processo mais eficaz”, explicou durante a formação realizada na última sexta-feira (13),
Durante o treinamento, foram abordados temas como parametrização da atuação fiscal, uso do georreferenciamento, gestão de ordens de serviço e orientações sobre cientificação via edital. “O fiscal deixa de perder tempo procurando o ponto exato da denúncia e já é direcionado para o local certo, com todas as informações necessárias. Isso é uso inteligente do nosso capital humano”, completou Kelly.
Verônica Ten Caten, coordenadora Técnica de Fiscalização Ambiental e Postura da Secretaria de Ordem Pública, destacou que sistema Denúncia WEB é uma criação interna, desenvolvida por um dos nossos fiscais de carreira, o servidor Samir Baracat, que também atua na área de tecnologia da informação da secretaria.
“A ideia surgiu com propósito de aprimorar a nossa capacidade de resposta às denúncias da população. Inicialmente, seria um aplicativo, mas por questões orçamentárias, o projeto foi adaptado para um site responsivo, que funciona perfeitamente em celular, tablet e computador. Mais do que uma inovação tecnológica, essa ferramenta responde à necessidade da atual gestão de obter dados mais precisos sobre o desempenho da fiscalização. Ela permite identificar com mais clareza onde e como estamos utilizando nosso capital humano e se isso está realmente gerando os resultados esperados. Foi a junção de uma necessidade técnica com a visão de eficiência e transparência que deu origem ao Denúncia WEB”, afirmou Verônica.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia